Viaduto da Tabuleta deve ficar pronto até fim do ano em Teresina PI - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de set. de 2020

Viaduto da Tabuleta deve ficar pronto até fim do ano em Teresina PI


A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul afirmou na segunda-feira (21) que o viaduto da Tabuleta, na zona Sul da capital, deve ficar pronto até o fim deste ano. O elevado está com 70% das obras executadas, porém, impasses nas etapas de remanejamento da rede elétrica ameaçam a meta de conclusão estimada. O viaduto vai interligar as Avenidas Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho.

Obras do viaduto foram retomadas em Teresina - Foto: Divulgação



As obras foram paralisadas em abril, devido o decreto municipal que obrigava a interrupção das atividades para o controle da pandemia. Embora o setor de construção civil tenha sido autorizado a retomar os serviços em julho, as obras do viaduto seguem paradas. O projeto é muito aguardado pela população, pois deve diminuir acidentes e proporcionar a almejada celeridade no trânsito da zona Sul.

De acordo com o superintendente executivo da SDU Sul, Paulo Roberto, a empresa responsável pela construção está aguardando o desligamento de energia pela concessionária Equatorial Energia Piauí, que deve concluir o remanejamento de postes da área para que o eixo central do viaduto seja finalizado.


"A empresa Equatorial solicitou um prazo de até sexta-feira (25) para apresentar um cronograma de desligamento da rede de alta tensão. Devemos programar os desligamentos. Antes da pandemia, já havia sido feito cerca de 50% do remanejamento", disse o Superintendente.

A previsão é que toda essa etapa leve cerca 60 dias. O remanejamento requer uma preparação eficiente e exige que a população residente na área seja notificada com antecedência em relação à data em que vai ser feita a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Em nota, a Equatorial Energia Piauí informou que trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina para a finalização da obra do elevado da Tabuleta e que já realizou vários cronogramas de intervenções na rede elétrica, necessárias ao andamento da obra de alta complexidade.



Porém, em função da pandemia e "decisões alheias à responsabilidade da distribuidora", a execução dos serviços foi suspensa.

A empresa ressalta que aguarda encaminhamentos e entendimentos relacionados à empresa responsável pelos serviços, para "a adoção da principal ação sob sua responsabilidade, o planejamento e acompanhamento dos desligamentos necessários à execução da obra, com o menor impacto possível ao fornecimento de energia elétrica aos seus consumidores", diz a nota.

Entrega de obra está atrasada

O investimento na construção do viaduto é de R$ 23 milhões, recursos do Governo Federal, através do Pacto pela Mobilidade, com a contrapartida da Prefeitura de Teresina. A previsão inicial era de que a obra fosse entregue no ano passado. Depois disso, o prazo foi estendido para fevereiro de 2020 e adiado mais uma vez.

O viaduto da Tabuleta vai dar acesso à Avenida Henry Wall de Carvalho sem interrupção de tráfego. Em sua parte inferior, haverá uma rotatória para quem tiver como destino a BR-316. Esse trecho foi discutido com a população assim que as obras tiveram início, em 2018.


Comerciantes do entorno do viaduto exigiram adequações para que a entrada de clientes nos estabelecimentos não fosse prejudicada. A rotatória foi a solução que agradou ambas as partes. Além da construção do elevado, o investimento contempla intervenções de drenagem e sinalização da via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI