Wellington Dias anuncia novas deliberações para a retomada no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

2 de set. de 2020

Wellington Dias anuncia novas deliberações para a retomada no Piauí


O Comitê de Operações Emergenciais (COE) Ampliado aprovou nesta terça-feira (01), novas deliberações relacionadas a atividades profissionais, econômicas e educacionais, atingidas pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus em âmbito estadual. Os pontos, analisados em reunião por videoconferência liderada pelo governador Wellington Dias, foram aprovados pelo comitê técnico e serão encaminhados para publicação.

O COE autorizou a ampliação do quadro de servidores públicos em atuação na modalidade presencial. Agora até 50% do total de funcionários públicos poderão estar presentes no local de trabalho. Inicialmente só 30% do quadro estava autorizado a comparecer às repartições.


O comitê liberou também a retomada de estágios para alunos de cursos superiores na área de saúde. Estudantes a partir do 8º período poderão desenvolver as atividades práticas supervisionadas em unidades de saúde que não atendam a pacientes com Covid-19. Ficou estabelecida a obrigatoriedade de aplicação de testes nos estagiários.

Reunião do COE para deliberação de novas atividades na retomada no Piauí (Reprodução/ Instagram)

O COE manteve para o dia 8 de setembro a autorização para retomada de eventos culturais no Piauí. O eventos de pequeno porte deverão seguir a métrica mínima de 4m² ocupados por pessoa, com o distanciamento mínimo de 2m entre os participantes, e lotação máxima de cem pessoas por evento em área aberta ou semiaberta.


Os grandes eventos só podem ser executados na modalidade drive in formato onde os participantes assistem à apresentação artística de dentro do carro. O limite será de mil pessoas ou 250 carros com quatro ocupantes cada.


“É exigido que o motorista não faça uso de bebida alcoólica. Além de proibido o consumo ao volante, aumenta o risco de acidente automobilístico e a consequente e ocupação de leitos hospitalares, inclusive de UTI”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária estadual, Tatiana Chaves.

Educação

Outro ponto em pauta na reunião foi a retomada das aulas presenciais na escolas de ensino regular. Preocupado com a preparação dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governador Wellington Dias sugeriu a abertura de um diálogo envolvendo representantes das escolas públicas e particulares, pais de alunos, e membros do COE, para avaliar a possibilidade de retomar o ensino presencial especificamente para alunos do 3º ano do ensino médio.

“Esta abertura envolveria entre 60 e 70 mil pessoas, cerca de 7% do público total alcançado com a retomada completa do setor de educação. Estamos tratando de estudantes com maior maturidade, cientes dos cuidados que devem tomar. O grande objetivo é reduzir a desigualdade do alunado do Piauí com o de outros estados, visto que eles vão entrar numa concorrência âmbito nacional (Enem)” explicou o governador.


Wellington Dias autoriza novas deliberações para retomada no Piauí (Reprodução/ Instagram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário