Pesquisa mostra que quase metade da população do Piauí possui doenças crônicas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de nov. de 2020

Pesquisa mostra que quase metade da população do Piauí possui doenças crônicas

 Foto: Roberta Aline

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que quase metade (48,9%) da população adulta do Piauí possui pelo menos uma doença crônica. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde 2019.

Segundo o IBGE, o índice é pouco inferior à média do Brasil, onde 52% das pessoas com 18 anos ou mais de idade receberam o diagnóstico de pelo menos uma doença crônica.

A hipertensão é a doença crônica mais presente no Piauí, atingindo 23,6% da população adulta. Em seguida aparecem os problemas crônicos na coluna com 22,3% da população acima dos 18 anos de idade. 

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, o colesterol alto aparece como a terceira doença crônica mais presente na população, tendo sido informado por 16,5% dos entrevistados, valor acima da média brasileira (14,6%). 

O percentual de pessoas adultas com diagnóstico de artrite ou reumatismo foi o mesmo verificado no Brasil (7,6%). Já 6,9% da população com 18 anos ou mais de idade disseram ter diagnóstico de depressão e 6,8% diabetes.

Gráfico: IBGE

Outras doenças

A pesquisa apresentou dados ainda sobre a esquizofrenia, transtorno bipolar, psicose ou TOC, que atingem 5,5% da população piauiense. A asma foi diagnosticada em 4,7% dos adultos do Piauí e doenças cardiovasculares em 4,3%.

Apenas 1,1% da população piauiense tem diagnóstico de câncer, mesmo percentual verificado para a presença de doenças renais crônicas no estado. Com menor índice estão os Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT), diagnosticado em apenas 0,8% dos adultos do Piauí. Os DORT são inflamações localizadas, síndromes nervosas compressivas ou síndromes dolorosas, causados pelo uso excessivo ou atividade excessiva de alguma parte do sistema musculoesquelético.

Hérlon Moraes (Com informações do IBGE)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário