Amazonas: governador propõe viabilizar leitos para pacientes em redes filantrópicas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de jan. de 2021

Amazonas: governador propõe viabilizar leitos para pacientes em redes filantrópicas

 Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), apresentou ao governador do Amazonas, Wilson Lima, a necessidade de ajustar a estratégia de transferência de pacientes para outros estados. O chefe do Executivo piauiense e presidente do Consórcio Nordeste está mobilizando estados para garantir ajuda humanitária ao Amazonas, que passa por uma crise no sistema de saúde. 

A falta de oxigênio está afetando pacientes infectados com a Covid-19 e que precisam de auxílio da respiração mecânica. 

“Ainda há pelo menos cerca de 750 pacientes graves, incluindo bebês e adultos que precisam de ajuda. Dezenove estados brasileiros já ofertaram vagas que garantem esse atendimento. A exemplo do Piauí, o que precisamos é de aeronaves que transportem pacientes e uma equipe necessária para acompanhá-los durante o deslocamento”, explicou Dias.

Em reunião com representante do Ministério da Saúde, nessa sexta-feira (15), o governador do Piauí apresentou a proposta de viabilizar leitos especiais Covid na rede pública e privada para esses pacientes, principalmente na rede filantrópica. Os estados do Acre, Pará, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já manifestaram apoio.

O Piauí recebeu nove pacientes nessa sexta, que foram transferidos para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. A previsão era de que 30 pacientes chegassem ao estado, mas a dificuldade para conseguir oxigênio inviabilizou a transferência de mais pessoas.

O Piauí também enviou insumos como EPIs e testes para Covid-19 ao Amazonas. Wellington defende que os estados que enviarem cilindros de oxigênio, na volta dos aviões, já tragam pacientes, caso esses estados possam recebê-los.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário