Candidatos relatam apreensão antes da prova no Enem; uso de máscara e redação preocupa - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de jan. de 2021

Candidatos relatam apreensão antes da prova no Enem; uso de máscara e redação preocupa

 Os portões dos pontos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) abriram às 11h15 e as apreensões dos candidatos que vão fazer a prova é com o tema da Redação e o uso da máscara em sala de aula.

O portal Cidadeverde.com está acompanhando  a chegada dos candidatos  em frente ao Instituto Federal do Piauí (FPI),do Centro de Teresina.  Os inscritos começaram a chegar por volta das 10 horas. Antes da abertura dos portões, houve uma certa aglomeração, sem respeitar o distanciamento social, mas todos estão usando máscara. 

Thalyson Carvalho, 18 anos, está tentando o Enem para o curso de Psicologia e reclamou de que as aulas remotas não foram suficientes para dar segurança durante a prova. O estudante, que é de Timon(MA), disse que trouxe máscara extra. 

Claudiane Sousa da Cunha , 29 anos, está tentando Pedagogia, veio de Demerval Lobão. Ela concluiu o ensino médio em 2009, e revelou que está apreensiva quanto ao tema da redação. “Apreensão é mais com a prova do que com a própria Covid”, brinca a estudante. Ela veio com o marido, que também tenta uma vaga na universidade. “Consegui estudar um pouco só em casa. Mas tenho fé em Deus que dará certo”, acrescenta.

Rafaela do Santos, 17 anos, tenta o Enem para ingressar no curso Engenharia Civil. Ela faz o Exame pela primeira vez e está preocupada de ficar incomodada com uso da máscara durante as 5 horas e meia de prova. 

“A apreensão também é com o tema da redação e que ela aposta que o tema seja na área da saúde, sobre a pandemia”. Estudante da escola Afonso Mafrense, em Altos, a estudante Rafaela veio de ônibus para fazer a prova em Teresina. 

No Piauí são 443 locais de aplicação de aplicação de prova. Em Teresina são 102 pontos. 

Hoje os candidatos respondem 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagem, Códigos e sua Tecnologias [língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física, tecnologia da informação e comunicação]. As outras 45 são questões de Ciência Humanas e  suas Tecnologias (história, geografia, filosofia) além da Redação. 

Busca Ativa

No maior ponto de aplicação de prova, na Uespi - campus Torquato Neto, foi montada equipe para orientar os candidatos sobre a localização das salas. Profissionais de Saúde do programa Busca Ativa  também estão na porta da universidade distribuindo máscara e álcool em gel para os inscritos.

A enfermeira Vannielle Sousa disse que dez equipes estão espalhadas em Teresina, principalmente nos pontos com mais candidatos, na ação que tem como objetivo evitar a transmissão do novo coronavírus. 

 

Aguarde mais informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário