País une-se em campanhas de sensibilização sobre a importância da saúde mental - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de fev. de 2021

País une-se em campanhas de sensibilização sobre a importância da saúde mental

 Lidar com as nossas emoções da melhor forma possível pode ser uma tarefa complicada. Porém, a saúde mental tem um papel cada vez mais decisivo no dia a dia dos brasileiros e, diretamente associada à nossa qualidade de vida, contribui para o equilíbrio físico e social. Pela sua relevância, o país mobilizou-se na sensibilização da saúde da mente através de inúmeros projetos que promovem esta temática junto das comunidades, incluindo o Piauí. Por outro lado, também o entretenimento e a atividade física têm um impacto positivo para melhorar o nosso bem-estar.

Acompanhe o nosso artigo para saber como!

 

Pelo mundo afora, falar de saúde mental continua a ser um tabu para muita gente. No entanto, a saúde vai além da inexistência de uma doença e, por isso, vários países têm trabalhado na divulgação do bem-estar da mente. O Brasil não foi exceção e neste ano lançou o projeto “Janeiro Branco”, uma campanha que visa gerar uma reflexão em torno da temática, assim como conscientizar os brasileiros para a sua importância. 

De acordo com o Market Analysis, no ano de 2016 cerca de 2% da população fazia algum tipo de psicoterapia e, mesmo que estes números tenham sido trabalhados no decorrer dos anos, a necessidade de conscientizar os brasileiros para a saúde mental permanece imprescindível. Por isso, foi criado o projeto “Mentalize”, que promove esta questão através de diferentes atividades. Também a iniciativa “Calma Nessa Hora” surgiu recentemente e, totalmente gratuita, tem como objetivo prestar apoio a brasileiros que estejam passando por situações difíceis.

Vários estados uniram-se na sensibilização para o bem-estar mental e Piauí tem se destacado nesse sentido. Com incentivos de cerca de R$ 2,1 milhões dedicados ao atendimento para a saúde mental, a região vem desenvolvendo projetos diferenciados que atraem não só pela inovação, mas principalmente pelos benefícios que representam. Entre eles encontra-se a iniciativa do psicólogo Francisco Soares que, através do seu conhecimento, uniu a pintura à terapia e ajuda idosos a encontrar a sua harmonia emocional entre tintas e pincéis. 

Equilíbrio da mente pode ser garantido com atividade física e jogos 

Apesar do acompanhamento psicológico ser essencial para o autoconhecimento e superação, é possível melhorar a sua saúde mental inserindo diversas atividades no seu dia a dia, como é o caso do exercício físico e do entretenimento, distintos pelos seus benefícios para acalmar a ansiedade, mas também para melhorar o raciocínio e reduzir o estresse.

Desde pequenas corridas até esportes praticados em conjunto, a atividade física sempre foi associada ao bem-estar mental, oferecendo benefícios como a melhoria da qualidade do sono, o incremento da boa disposição e a estabilidade de diversos hormônios. De fato, uma pesquisa desenvolvida na Escola de Saúde Pública de Harvard divulgou que caminhadas diárias de apenas 15 minutos já são capazes de diminuir uma ameaça de depressão em 26%. 

Por outro lado, a meditação e a yoga cada vez mais fazem parte do cotidiano de diversos brasileiros e os seus benefícios para a saúde mental são evidentes. Além de uma clara redução do estresse, quem medita também consegue melhorar a sua concentração, assim como desenvolver a criatividade.

 

Porém, se você não é adepto de esportes e prefere uma abordagem mais tecnológica, também existem soluções para exercitar a mente. O jogo Pigment, disponível gratuitamente para Android e iOs, é a opção perfeita para aqueles momentos em que precisa relaxar. Com mais de 200 desenhos para colorir de variadas formas, aqui pode aproveitar ao máximo os benefícios mentais da pintura. Por outro lado, se é adepto de jogos de fantasia, o Sparx foi desenvolvido para você.

Utilizando estratégias de terapias cognitivas, este jogo promete reduzir a depressão e, após testes em 187 pessoas, os resultados foram claros: 44% dos analisados diminuíram os seus sintomas. Por fim, os jogos de cassino também têm comprovado os seus benefícios para a mente ao longo dos anos. Atividades como o poker destacam-se nesse sentido por conseguirem não só melhorar a concentração, mas também o campo da razão e da emoção. Além disso, atualmente pode encontrar esse jogo totalmente online, o que torna possível testar as diferentes variedades do jogo enquanto melhora a sua performance mental no conforto de sua casa.

Efetivamente, a saúde mental constitui uma das principais pautas do século XXI, sendo crucial sensibilizar as comunidades locais para a sua importância. O país encontra-se no caminho certo e, através de diferentes projetos, os brasileiros estão cada vez mais conscientes do que implica o seu bem-estar.

 

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI