Covid-19: Valença recebe novas doses de vacinas para idosos de 75 a 79 anos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de mar. de 2021

Covid-19: Valença recebe novas doses de vacinas para idosos de 75 a 79 anos


POR PORTAL V1

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou nesta quinta-feira (18) a cidade de Valença do Piaui. Esse é o 8º lote de vacinas que chega a cidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), as vacinas desse lote contemplarão trabalhadores de saúde (7%) e idosos na faixa etária de 75 a 79 anos (47%) do total.

O Piauí recebeu 64.400 doses da vacina Coronavac na tarde desta quarta-feira, 17 de março. As vacinas foram enviadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. O lote corresponde a 1° e 2° doses dos grupos determinados pelo ministério.

De acordo com a 7ª Gerência Regional de Saúde sediada em Valença nessa remessa a cidade de Valença recebeu 280 doses. Segundo a coordenadora de imunização e epidemiologia da Secretaria de Saúde de Valença, Fabiola Lopes desse total, 234 serão para a vacinação de idosos de 75 a 79 anos e as demais para os profissionais da saúde. Os locais e datas serão divulgados em breve pela saúde municipal. Veja quantas doses foram distribuídas para a região valenciana.



Vacinação para pessoas com deficiência

A Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) informam que a vacinação das pessoas com deficiência deve iniciar na próxima semana, de acordo com o calendário de cada município.

Inicialmente serão vacinas as pessoas com deficiência com mais de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada através de atestado ou laudo médico.

A Secretaria de Saúde vai enviar as doses pra esse público específico ainda esta semana, para os municípios.

No próximo domingo, dia 21, Dia Internacional da Síndrome de Down, será feita uma ação simbólica com a vacinação de uma pessoa de cada segmento de deficiência, marcando, simbolicamente, o início da vacinação.

A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº l7.486, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias. A medida, pioneira no Brasil, vai permitir a inclusão do novo grupo de prioridade sem afetar os grupos já definidos pelo Ministério da Saúde, por que vai utilizar um percentual da chamada reserva técnica dos lotes de vacinas.

As pessoas com deficiência devem acompanhar o calendário de vacinação do seu município, que sempre vai respeitar as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI