Entenda como a vacina age em seu corpo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de mar. de 2021

Entenda como a vacina age em seu corpo

 Foto: Roberta Aline

As vacinas são desenvolvidas com o objetivo de estimular a "memória imunológica" no organismo. Dessa forma, quando recebe a vacina, o corpo é estimulado a produzir anticorpos

A vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil e no dia 21 de janeiro iniciamos o plano de imunização dos nossos profissionais que estão na batalha contra o vírus há meses. Seguindo o cronograma com os grupos prioritários, o objetivo é que toda a população seja vacinada.

Toda vacina é desenvolvida com o intuito de estimular a “memória imunológica” no organismo, introduzindo o agente patogênico inativado, enfraquecido ou outras formas de estimular a resposta imune.

Quando o sistema imunológico é atacado por um microrganismo, produz uma reação em cadeia com o objetivo de frear a ação desses agentes. Portanto, quando somos vacinados, nosso corpo é estimulado a produzir anticorpos e quando houver a infecção, o organismo terá uma resposta rápida frente ao agente infectante.

A seguir, o Doutor Marcos Antonio Cyrillo, médico infectologista do Hospital IGESP, esclarece as principais duvidas relacionadas ao tema.

Perguntas frequentes:

- Pessoas que já testaram positivo para Covid-19, que vivem com HIV, possuem doenças como asma, DPOC, cirrose, diabetes, pressão alta, cardiopatia e epilepsia também podem tomar a vacina?

Sim, pois as vacinas contêm vírus inativados, atenuados ou fragmentos de vírus, sem a capacidade de produzir doenças.

- Pessoas que estão em tratamento de câncer ou que já fizeram o tratamento também podem tomar a vacina?

O ideal é consultar o médico responsável pelo paciente.

- Pessoas que tiverem febre (maior que 37,5º) nas últimas 24 horas antes da aplicação ou que estiverem com febre no momento da aplicação podem tomar a vacina?

O ideal é consultar o médico responsável pelo paciente.

As vacinas são comprovadamente um meio eficaz de proteger as pessoas contra inúmeras doenças.

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário