Moradores 'dormem' em fila para conseguir vacina em cidade no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de mar. de 2021

Moradores 'dormem' em fila para conseguir vacina em cidade no Piauí

 

O anúncio da vacinação para idosos de 75 a 79 anos de idade em Picos, no interior do Piauí, gerou longas filas. Na noite dessa segunda-feira (22), um dia antes da aplicação das doses, moradores se aglomeraram em frente ao posto de vacinação para tentar garantir vacina. Algumas pessoas chegaram a 'dormir' no local. 

Para resistir à espera, moradores levaram cadeiras. Outros se revezavam ou sentavam em calçadas. 

O secretário municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, conta que as filas são devido a quantidade reduzida de doses enviadas à cidade.

A Secretaria Municipal de Picos divulgou nota de esclarecimento lamentando a ida das pessoas aos postos de vacinação ainda à noite para conseguirem uma senha para vacinação de idosos contra covid. O órgão relata que a distribuição só aconteceria pela manhã e a quantidade limitada de doses é devido ao repasse feito pelo Ministério da Saúde, que se baseia em "dados defasados de um censo de vários anos atrás". 

A nota alega que não há necessidade de passar a noite em filas que geram aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que "nossa imunização quer prevenir". 

A pasta disse ainda que está estudando um meio que contemple a situação da melhor forma possível, entre elas ter aderido ao consórcio de vacinas dos municípios  para adquirir o imunizante assim que for liberado para compra, "mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas". 

De acordo com o painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Picos recebeu 4.922 vacinas, quantitativo que, segundo a prefeitura, só alcanca 3% da população de mais de 78 mil habitantes. 

Imagens enviadas à TV Cidade Verde mostram que, no início da manhã de hoje, a aglomeração era ainda maior. 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Notícia da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI