MPF pede que Ministério envie oxigênio ao Piauí para evitar desabastecimento - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de mar. de 2021

MPF pede que Ministério envie oxigênio ao Piauí para evitar desabastecimento

 Foto: Folhapress


Procuradores de quatro estados, entre eles o Piauí, encaminharam ofícios ao Ministério da Saúde pedindo providências urgentes para evitar o possível desabastecimento de insumos como oxigênio medicinal e remédios do kit intubação no Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e no município de Montes Claros (MG).

Na tarde deste sábado, o secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto informou que o estado tem medicamentos “kit intubação”  para os próximos 20 dias e tenta novas compras junto ao Ministério da Saúde. Sobre o estoque de oxigênio, o secretário disse que o estado reabasteceu os reservatórios dos maiores hospitais e monitora as UBSs e UPAs. 

Veja ofício aqui

A notificação ao governo federal foi feita pelo Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), criado pelo MPF. 

Desde a semana passada, o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia já enviou ao Ministério alertas similares requerendo medidas para evitar o colapso iminente do sistema de saúde por falta de oxigênio em Rondônia, Acre, Amapá e Mato Grosso.

No documento, a Procuradoria da República do Piauí informa que governo estadual relata taxa de ocupação de 100% nos leitos de UTI destinados ao tratamento de covid-19 em Teresina. Pede o envio imediato, em caráter emergencial, de 500 cilindros com capacidade de 10 m3, 250 reguladores de pressão para cilindros e 250 copos umidificadores, para evitar desabastecimento do insumo. 

No caso do Pará, documentação elaborada pelo Hospital D. Luiz I da Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará mostra que é iminente a falta de medicamentos necessários para a intubação de pacientes no estado.

No Rio Grande do Norte mostra que há falta de remédios do kit intubação e oxigênio medicinal. A rede municipal de Natal, que atualmente registra 89 pacientes intubados, está com os estoques de remédios do kit intubação zerados. Os medicamentos são enviados a cada 24 horas pela Secretaria de Saúde do estado, em caráter emergencial, mas não se sabe até quando os estoques vão durar, tendo em vista a alta exponencial dos casos de covid-19.

Sobre oxigênio medicinal, levantamento realizado no dia 18 de março mostra que 70 municípios do Rio Grande do Norte já receberam sinal de alerta de fornecedores sobre a possível dificuldade em abastecimento e 13 sinalizaram que o estoque é insuficiente para a demanda. Os problemas foram identificados em reunião realizada pelo membro focalizador do MPF com gestores de saúde e representante do Ministério Público estadual.

Em Montes Claros, o aumento abrupto nos casos de covid-19 vem gerando falta de medicamentos do kit intubação e dificuldades para manter o suporte respiratório artificial dos pacientes. A rede hospitalar do município é referência para o tratamento dos pacientes graves acometidos pela covid-19 em toda a macrorregião Norte do Estado de Minas Gerais, responsável pelo atendimento de população superior a 1,6 milhão de habitantes. O ofício pede providências imediatas para garantir à rede municipal o fornecimento de 18 remédios do kit intubação.

 

Flash Yala Sena (Com informações da MPF/PI)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário