No Piauí, 25 municípios aplicam menos de 50% das doses que receberam - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de mar. de 2021

No Piauí, 25 municípios aplicam menos de 50% das doses que receberam

 Fotos: Roberta Aline

 

Um total de 25 municípios piauienses aplicou menos de 50% da primeira dose das vacinas que receberam contra a Covid-19. A constatação é do Vacinômetro, o Painel Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) que você pode acompanhar por aqui. 

No estado, o município com o menor percentual de aplicação da primeira dose é Queimada Nova, com apenas 22,82% de aplicação das doses recebidas. Lá, a cidade recebeu 1.179 doses e só aplicou 269, tendo um saldo de 910 vacinas. 

De acordo com o Vacinômetro, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já distribuiu 350 mil 458 doses e 261 mil 943 já foram aplicadas com primeira e segunda doses. A cobertura vacinal no estado é de 4,73%. 

Entre as cidades com baixa cobertura – da primeira dose – está Isaias Coelho, com 28,43% e Campo Largo do Piauí, com 28,76%, São Gonçalo do Piauí com 29,93%, Santa Filomena com 37,95% de cobertura das doses iniciais. 

Em Teresina 89,65% das primeiras doses foram aplicadas. A capital recebeu, até o momento, 71.102 doses e aplicou 63.740. Quando observada a aplicação da segunda dose na capital, o percentual cai para 65,28%, no levantamento de hoje pela manhã. Os números são atualizados de acordo com o cadastro das equipes. 

Já entre os municípios que mais aplicaram doses das vacinas que receberam estão: Cristino Castro, Nazaré do Piauí, Massapé do Piauí e Coivaras. Todos com percentual de 100% de aplicação. Cerce de 29 municípios aplicaram 100% das doses recebidas para primeira aplicação. 

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, alguns municípios estão com dificuldades no envio das informações de aplicações de doses, o que dificulta o acompanhamento, registro e divulgação desses dados. 

“Seja por questão de planejamento, problemas com internet, ou outras questões, o fato é que algumas cidades estão com essa dificuldade de envio das quantidades de doses que estão sendo aplicadas. Então pedimos que isso seja revisto, porque são informações que precisam ser divulgadas e só os municípios podem fazer isso, já que é uma atribuição deles”, afirmou.

Ainda segundo a diretora, a atribuição do estado é o recebimento das remessas, correto acondicionamento e distribuição para regionais de saúde. “Cada município é responsável pela execução de vacinar sua população”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário