Paciente de 92 anos morre ao esperar leito de UTI em Teresina para tratar covid - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de mar. de 2021

Paciente de 92 anos morre ao esperar leito de UTI em Teresina para tratar covid

 Foto: Imagens cedidas pela família

Um idoso de 92 anos não resistiu a espera por um leito de UTI em Teresina e morreu no início da manhã desta segunda-feira (22). Francisco Xavier de Sousa estava internado há 7 dias no Hospital da Primavera, na zona Norte da capital. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou que ele é o primeiro paciente a morrer na fila de espera.

Ao Cidadeverde.com, a família disse que chegou a comprar vários materiais hospitalares, como máscara facial, para ajudar na recuperação do paciente, além de oxigênio.

“Ele passou sete dias internado, sem assistência, sem aparelhos, o que a gente podia fazer a gente fez, compramos aparelho, máscara facial, contratamos fisioterapeuta”, disse a neta Érica Luane.

Segundo Érica, o avô começou a sentir os sintomas no dia 1º de março. Sem conseguir fazer um teste na rede municipal de saúde, a família procurou uma farmácia.

“Ele iniciou os sintomas no dia 1º de março, levamos numa UBS e não conseguimos atendimento, então optamos por fazer o teste particular e fomos em uma farmácia”, afirmou.

 Ela relata que o paciente ainda deu entrada no hospital onde foi feita uma medicação e foi orientado retornar para casa. “Levamos para o hospital onde foi feita a medicação e levamos para casa. Aqui foi feita toda a assistência, mas ele desenvolveu pneumonia”, afirmou.

Morador da Vila Operária, seu Francisco Xavier de Sousa morreu às 5h30 de hoje, sete dias após dar entrada no Hospital da Primavera.

Em nota, a FMS disse que o paciente ficou em leito isolado e recebeu atendimento da equipe médica do Hospital da Primavera durante todo o tempo em que esteve na unidade. Informou ainda que, diante do agravamento do quadro de saúde, foi solicitada a transferência para uma UTI, mas devido a grande demanda o idoso foi a óbito.

“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que foi dada toda assistência necessária ao paciente Francisco Xavier de Sousa. Ele ficou em leito isolado e recebeu atendimento da equipe médica do Hospital da Primavera durante todo o tempo em que esteve na unidade. Começou usando cateter nasal e evoluiu para o uso da máscara reservatório (com oxigênio). A FMS esclarece que não houve diminuição de oxigênio para o paciente, e que ele acabou precisando de leito de UTI, a unidade hospitalar então solicitou, via regulação de leitos online, a remoção do paciente para unidade que tem UTI, pois lá na Primavera só tem leito clínico. Infelizmente devido à alta demanda de pessoas precisando de leitos de UTI na capital, o paciente veio à óbito antes de conseguir a vaga. 

De acordo com a FMS, a fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes graves com Covid-19 chegou a 187 pessoas em Teresina no final de semana. Atualmente, 100% dos leitos estão ocupados.

A Fundação disse ainda que houve ampliação de 73 leitos clínicos covid, 10 leitos de estabilização covid, 15 leitos de UTI covid, totalizando 190 leitos clínicos covid, 12 leitos de estabilização covid e 63 leitos de UTI covid.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário