Piauí recebe mais 64 mil doses de vacinas para idosos de 75 a 79 anos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de mar. de 2021

Piauí recebe mais 64 mil doses de vacinas para idosos de 75 a 79 anos

 

O Governo do Piauí anunciou que o estado recebe uma nova remessa de vacinas Coronavac na tarde desta quarta-feira (17). Esse é 8º lote e será de 64.400 doses da vacina. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que essas vacinas contemplará trabalhadores de saúde e idosos na faixa etária de 75 a 79 anos.

"As doses serão utilizadas para vacinar mais 7% dos trabalhadores de saúde do estado e mais 47% do grupo de idosos na faixa etária de 75 a 79 anos", informa a Sesapi.

A Sesapi é responsável pela logística de distribuição das vacinas no estado.  Já as Prefeituras Municipais são responsáveis pela organização e aplicação das vacinas no público-alvo.

O superintendente da atenção básica a saúde e municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, ressalta que as doses não são distribuídas em sua totalidade. ”Metade das doses nós já iremos distribuir a partir de amanhã para todos os nossos municípios". 

O lote corresponde a 1° e 2° doses dos grupos determinados pelo ministério, "além do quantitativo que será utilizado como reserva técnica, para suprir qualquer necessidade que surja por perda de vacinas", explica a Sesapi. A reserva técnica operacional permite à equipe a substituir frascos quebrados ou perda de vacina por falta de energia. 

Registro de vacinação

Herlon Guimarães pede que os Municípios registrem as doses aplicadas nos sites do Ministério da Saúde e da Sesapi para melhor transparência e acompanhamento. "Vacina feita, vacina registrada", pede o superintendente. 

“Pedimos que os Municípios registrem corretamente nos sites do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde o quantitativo de doses aplicadas. Precisamos ter esses dados registrados, pois os nossos Municípios começam a perceber que as doses que chegam para o nosso estado são em quantidades menores do que a população alvo. Dessa forma, com esses dados registrados corretamente, podemos entrar com um pedido junto ao Ministério por mais doses”, diz.

Pessoas com deficiência

A Sesapi confirma que a partir do próximo domingo (21) o estado vai incluir as pessoas com deficiência no público prioritário no seu plano de vacinação. 

“Neste domingo nós estaremos destinando doses para iniciar a vacinação das pessoas com deficiência. Nós ainda não temos doses suficientes para contemplar todo esse público, mas de forma escalonada iremos iniciar os trabalhos”.

Mais vacinas

O superintendente ressalta que quanto mais doses o Piauí receber mais rápido toda a população será vacinada. O gestor comenta que o Sistema Único de Saúde, as unidades de saúde e os profissionais estão preparados para realizar a vacinação, "mas precisamos de doses de vacina para que a gente tenha uma regularidade. E, com isso, no menor tempo possível, nós possamos fazer todo o público do Piauí".  

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário