PMT diz em nota que Ministério da Saúde confisca insumos adquiridos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mar. de 2021

PMT diz em nota que Ministério da Saúde confisca insumos adquiridos



A Prefeitura de Teresina se manifestou nesta sexta-feira, 26 de março, através de uma nota de esclarecimento com relação a matéria veiculada no site The Intercept Brasil que tem como título: "Prefeito de Teresina não compra remédios e doentes com Covid-19 podem morrer sem intubação".

Segundo informações, o site teve acesso a um documento da Diretoria de Assistência Especializada, a DAE, órgão responsável por traçar ações para a assistência hospitalar, ligado à Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Trata-se de um memorando com pedido de compra emergencial de medicamentos essenciais para pacientes em UTIs de covid-19. O documento foi enviado em 26 de fevereiro pela DAE para a FMS e já alertava que o estoque estava “crítico ou zerado” e solicitava a “aquisição em caráter de urgência”. Passado um mês, os medicamentos ainda não chegaram.

A PMT declarou que embora tenha sido feito esforços no sentido de adquirir equipamentos, os aparelhos estão sendo confiscados pelo Ministério da Saúde. 

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa - Foto: Divulgação/PMT

Confira a nota completa:

Sobre matéria veiculada em portal nacional sobre a falta de kits de entubação em Teresina, a prefeitura informa que embora o município tenha realizado esforços no sentido de adquirir equipamentos e insumos, os aparelhos têm sido confiscados pelo Ministério da Saúde, que distribui para os Estados conforme a demanda de leitos de UTIs.

A prefeitura informa ainda somente nos últimos 2 meses, já foram aplicados R$ 176 milhões do Tesouro Municipal, correspondentes a 57 % das receitas líquidas arrecadadas em saúde. A Fundação Municipal de Saúde ressalta ainda a abertura de mais de 100 leitos entre de UTIs e clínicos para atender pacientes Covid.

A Prefeitura reúne diariamente o comitê gestor de enfrentamento à Covid para avaliar a situação da pandemia na capital e adotar medidas de controle do vírus na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário