Sindserm aciona MP contra compra de vacinas com verbas do IPMT - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de mar. de 2021

Sindserm aciona MP contra compra de vacinas com verbas do IPMT

 


Uma denúncia contra a Prefeitura de Teresina foi protocolada no Ministério Público do Estado, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), depois do anúncio de que o poder executivo teria a intenção de utilizar recursos do Instituto de Previdência Social do Município de Teresina (IPMT) na compra de vacinas contra a Covid. 

O valor do empréstimo seria de R$ 20 milhões para a compra de 100 mil doses da vacina Sinovac. 

De acordo com o Sindserm, este empréstimo seria ilegal. “É mais um sério ataque contra as finanças do órgão, comprometendo seriamente as finanças públicas e a garantia de pagamento de aposentadorias e pensões para milhares de servidores municipais”, destacou em nota.

O sindicato alega ainda que a prefeitura já deve repasses ao IPMT, de uma lei (5.544/2020) do ano passada, sancionada pelo então prefeito Firmino Filho que suspendeu os pagamentos dos refinanciamentos e do recolhimento das contribuições previdenciárias patronais devidas pelo município de Teresina ao regime próprio de previdência dos servidores, cancelando os repasses no período entre março e dezembro de 2020, que até o momento não foi regularizada. 

“Ora, se o município de Teresina já é devedor do IPMT, como pode agora querer se beneficiar de empréstimo do fundo dos servidores?”, questiona a peça protocolada pelo Sindserm ao MPPI.

A entidade solicitou ao Ministério Público “que acate o processo da denúncia; suspenda imediatamente qualquer empréstimo solicitado junto ao Fundo da Previdência Social do Município de Teresina; recomende o imediato pagamento do débito deixado pela gestão anterior do Município que se refere às contribuições patronais do período entre março a dezembro de 2020, e bem como a todas as outras pendências financeiras incompletas ou em atraso por parte do empregador; e instaure Inquérito Civil para apurar irregularidades no empréstimo a ser contraído junto ao IPMT”.

Esclarecimento da PMT

A prefeitura de Teresina informa que não deu andamento a proposta de utilizar recursos do Fundo da Previdência Municipal dos Servidores (IPMT) para a compra de vacinas contra o coronavírus.

Portanto, a ação do Sindicato dos Servidores Municipais não possui objeto, tendo em vista que só houve um estudo da possibilidade jurídica do ato.

A prefeitura optará por outras formas de financiamento da compra dos imunizantes, uma vez que a vacinação da população é hoje um dos principais objetivos do poder público municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário