Taxa de transmissibilidade do novo coronavírus cai, mas continua alta no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de mar. de 2021

Taxa de transmissibilidade do novo coronavírus cai, mas continua alta no Piauí

 Foto: Dantércio Cardoso/ Especial para o Cidadeverde.com


O índice transmissibilidade do novo coronavírus aumentou no Piauí nas semanas após o Carnaval. O registro foi feito em um relatório elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi). Apesar de ter mostrado uma sensível queda, após as medidas restritivas terem sido implantadas, o índice ainda está em 1,33. Ou seja, cada 100 pessoas infectadas contaminam outras 133. 

Segundo a Sesapi, este número corresponde à semana epidemiológica 10, que ocorreu entre os dias 7 a 13 de março. Na semana anterior chegou a 1,43, ou seja, cada 100 infectavam 143. 

A Secretaria acredita que esta sensível queda é efeito das restrições impostas pelo governo, para aumentar o distanciamento social. 

“É o tipo de medida cujos resultados só vêm duas semanas depois. Com a fiscalização mais severa e toque de recolher, a tendência é seguirmos em queda”, avalia Ester Pereira, analista do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs).

Para Ester, os números comprovam a eficácia das medidas de afastamento social. A expectativa é obter, nos próximos dias, recuo também na quantidade de doentes hospitalizados, abrindo vagas em leitos clínicos e críticos.

“Como a transmissão do vírus é via gotículas, o afastamento social leva a uma redução natural de contágio. O que esperamos é uma diminuição gradativa com as medidas adotadas pelo governo”, reforçou Ester Pereira.

Aguarde mais informações


Caroline Oliveira
Com informações do Governo do Estado
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário