Todo estado de SP entra na fase vermelha a partir de sábado (6), confirma Doria - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de mar. de 2021

Todo estado de SP entra na fase vermelha a partir de sábado (6), confirma Doria

 




O governador de São Paulo, João Doria (PSDB)Foto: CNN (26.fev.2021)

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na tarde desta quarta-feira (4) que todo estado entrará na fase vermelha do plano de contigência da pandemia a partir do sábado (6). A medida foi antecipada no início da manhã pela equipe da CNN .

De acordo com o governo do Estado, o decreto terá vigência de 14 dias, com reclassificação prevista para o dia 19 de março. Com a medida, o comércio deixará de funcionar e estarão permitidas apenas atividades essenciais.


Na últimas 24h, as autoridades de saúde registraram 901 pedidos de internações em leitos de UTI no Estado de São Paulo, o equivalente a um pedido a cada 2 minutos. O sistema de saúde público de São Paulo opera atualmente com 75,3% dos leitos de UTI ocupados.

“Por esses motivos, esses tristes motivos, estamos atendendo ao pedido do Centro de Contigência e reclassificando todo o estado de São Paulo para a fase vermelha do Plano SP a partir das 0h de sábado”, disse o governador João Doria.
Leia mais
Comércio fechado e escolas abertas: como fica SP na fase vermelha
Toque de restrição em SP passa a vigorar das 20h às 5h na fase vermelha
São Paulo registra recorde de internações por Covid desde o início da pandemia

O governo anunciou a abertura de 500 novos leitos de internação, sendo 339 destinados à UTI Covid e 161 à enfermaria, com intuito de evitar o colapso na rede pública. Segundo o governador João Doria, a abertura das novas vagas será feita de forma gradual a partir do dia 8 de março.

“Tivemos que fazer uma escolha, com essa velocidade de transmissão da doença, não existe outra alternativa que não seja o isolamento e a restrição do contato para evitar que as pessoas contaminadas contaminem as demais pessoas", disse João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19.
O que muda?

O toque de restrição da circulação passa a valer das 20h às 5h, antes do anúncio a proibição do trânsito não essencial começava às 23h. Serviços de saúde, alimentação, segurança, comunicação social, construção civil e indústria, logísitica e abastecimentos estão mantidos. O comércio, no entanto, deverá paralisar o funcionamento.
O que fecha?

O decreto proíbe a abertura de bares e restaurantes para consumo no local. Somente serão permitidos serviços de retirada de alimentos por delivery ou drive-thru.

Também ficam proibidos de abrir salões de beleza e academias, assim como academias e centros de ginástica. Também não podem ser realizados eventos, convenções, atividades culturais e outras atividades que gerem aglomeração.
Críticas a Bolsonaro

Durante a coletiva de imprensa de anúncio da reclassificação do Plano São Paulo, o govanador João Doria fez críticas ao governo federal na condução da pandemia da Covid-19. Em diversos momentos Doria acusou o presidente Jair Bolsonaro de negacionista em relação à pandemia da Covid-19.

"Vamos enfrentar as duas piores semanas da pandemia desde o início do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Essa é a triste realidade de um país que é comandado por um negacionista, um país que não tem Ministério da Saúde e não tem coordenação de um programa de saúde pública na pior crise sanitária dos último 100 anos", afirmou Doria.

(Com informações de Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário