Em um ano, Piauí triplicou número de leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de abr. de 2021

Em um ano, Piauí triplicou número de leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19

 Foto: Governo do Piaui


O Piauí triplicou, em um ano, o total de leitos de terapia intensiva (UTIs) públicos e privados disponíveis para tratar pacientes com a Covid-19. Eram 148 unidades no início da pandemia, em março de 2020, e, atualmente, são 457. Já os leitos clínicos disponibilizados para pacientes com a doença chegam a 1.151, quase 60% a mais do que os 723 existentes no início da crise sanitária.

O reforço na estrutura hospitalar é uma das ações do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), para garantir o atendimento aos pacientes que precisam de hospitalização. “Isso mostra que o governo vem tomando todas as providências para evitar mais danos ao sistema de saúde, já que o número de infectados aumentou muito no mês de março”, lembra o secretário da Saúde, Florentino Neto.


Novos leitos estão sendo instalados. Em Parnaíba, no domingo (11), foram implantados mais 30 leitos (20 clínicos e 10 de UTI) no Hospital Nossa Senhora de Fátima, anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). Em breve estarão todos em funcionamento. Para abertura dessa unidade, a Sesapi também instalou um tanque de oxigênio que permite um reforço na estrutura do hospital.

Outro município que será beneficiado com ampliação da rede de saúde é Picos. O Centro de Parto Normal do Hospital Justino Luz vai receber 20 leitos clínicos para pacientes com Covid-19 a fim de desafogar a área hospitalar, que opera no limite devido à pandemia.

Os novos leitos terão ventilação mecânica não invasiva para pacientes que não estejam em situação grave, mas que precisem de ventilação. “Isso vai permitir que o paciente não evolua para um quadro mais grave e precise de UTI”, destaca o diretor administrativo da Fepiserh, Igor Cavalcante.

Os outros municípios do Piauí que possuem leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19 são Teresina, Bom Jesus, Floriano, Piripiri, Oeiras e São Raimundo Nonato.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário