INSS já concedeu mais de 390 benefícios por incapacidade devido a Covid no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de abr. de 2021

INSS já concedeu mais de 390 benefícios por incapacidade devido a Covid no Piauí

 Foto: Roberta Aline

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já concedeu 397 benefícios por incapacidade temporária decorrente da Covid-19 no Piauí, no período de abril de 2020 a abril de 2021. Os afastamentos do trabalho, que são superiores ao período de 15 dias, já ocupam o quinto lugar no ranking de pedidos no INSS no Piauí. A Covid-19 pode afetar a função motora, respiratória, neurológica e psicológica de um paciente, por exemplo. 

Até o momento, o mês com maior número de registro foi julho de 2020, com 93 benefícios concedidos. Não há benefícios dessa espécie pendente de análise no INSS-PI. 

Nos primeiros meses de 2021, a Covid-19 já é considerada uma das principais causas de afastamento do trabalho pelo INSS no Brasil.

Alguns pacientes infectados pelo novo coronavírus chegam a passar mais de 15 dias internados em hospitais. Além disso, muitos ficam com sequelas e precisam passar por período maior de recuperação. Logo, não retornam de imediato ao posto de trabalho. 

O gerente executivo INSS-PI, Leandro Sampaio Soares, destaca que, antes da pandemia da Covid-19, a maioria dos pedidos tinha as fraturas como uma das principais causas de incapacidade temporária no estado. 

Foto: Leandro Sampaio/arquivo pessoal




Leandro Sampaio explica que a “aposentadoria por invalidez é concedida quando o quadro de incapacidade para o trabalho se torna irreversível, ou com no mínimo de duração superior a 2 anos”. 

No INSS, a identificação da doença é feita pelo CID (Classificação internacional de doenças). As dores de coluna continuam em 1º lugar nos pedidos de afastamento no Piauí. 

O gerente esclarece que todos os requerimentos de benefícios são realizados juntos aos canais remotos de atendimento: pelo telefone 135, pelo aplicativo MEU INSS e por meio do site www.meu.inss.gov.br.

“o cidadão agenda o serviço por um desses canais e comparece no dia e hora marcados para realização da perícia”, diz o gerente.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário