PI: Média de idade dos óbitos cai 5 anos desde início da pandemia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

5 de abr. de 2021

PI: Média de idade dos óbitos cai 5 anos desde início da pandemia



A Covid-19 é indiscutivelmente uma doença mais letal entre os idosos. Isso já foi comprovado pela ciência. Porém, com as novas variantes do vírus e os constantes desrespeito ao distanciamento social e medidas de segurança sanitária, a média de idade dos óbitos tem caído substancialmente em todo o país. No Piauí, não é diferente. Dados do último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) mostram que a média das pessoas que perderam a vida para a doença no Piauí caiu cinco anos, desde o início da pandemia.

Conforme os números, em março de 2020 a média de idade das vítimas fatais do novo coronavírus no Piauí era de 72,8 anos. Já, nesta primeira semana de abril, a média está em 67,7 anos, ou seja, cinco anos e um mês a menos em um período de apenas um ano. Isso é reflexo direto de uma maior contaminação entre os jovens no Estado. Se no início da pandemia a “certeza” era de que a doença só abalaria pessoas mais velhas e com comorbidades, um ano depois a realidade mostrou que nada é certo quando o assunto é a Covid-19.

Mesmo sendo mais letal entre os idosos, principalmente entre os que tem mais de 70 anos de idade – com 57,6% das mortes no Piauí, estatísticas da Sesapi apontam que a maior parte dos piauienses infectados tem menos de 49 anos. Já foram contabilizados no Estado mais de 210 mil casos da doença, dois quais 71,6% estão abaixo dos 50 anos de idade. É como se a cada dez piauienses contaminados, sete são considerados jovens. E jovens mesmos, porque dentro desse percentual a maior fatia aparece entre os que tem de 30 a 39 anos de idade (22,4%).


Média de idade dos óbitos por Covid cai 5 anos no Piauí - Foto: Tarso Sarraf/AFP

De acordo com os dados da Sesapi, logo após essa faixa etária os mais afetados estão entre os que tem de 20 a 29 anos (19,2%). De 40 e 49 anos o percentual é de 17,2%. O número de crianças e adolescentes, ou seja, na faixa etária de 10 a 19 anos, o percentual de infectados no Piauí é o mesmo que o grupo de idosos de 60 a 69 anos, ambos com 8% dos contaminados. Já os bebes e crianças até nove anos de idade, com 4,6% dos que contraíram a doença, mesmo percentual dos idosos com 70 a 79 anos.

No caso das mortes — no Piauí já são mais de 4,2 mil — os idosos que têm mais de 80 anos são as grandes vítimas (30,9%). Os pacientes entre 70 e 79 anos aparecem na sequência, com 26,7%, seguido pela faixa etária dos 60 a 69 anos (20%). Os mortos abaixo dos 50 anos responde por 11,3% do total. Mas, com crescimento nos últimos meses. No último boletim, por exemplo, cinco das 28 mortes, ou seja, quase 20%, tinha menos de 50 anos de idade. Outro detalhe é que dez vítimas não tinham comorbidade alguma.

A morte mais recente de uma jovem no Piauí, ocorrida no final de março, exemplifica todos esses prognósticos. É o caso da dentista Thalia Damasceno, de apenas 23 anos, morreu, em Teresina, após complicações causadas pela Covid-19. A jovem era natural de Piripiri e estava internada em um hospital particular de Teresina e teve complicações. Ela não apresentava nenhuma comorbidade.

Média de idade dos óbitos por Covid cai 5 anos no Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário