Sesapi investiga 102 mortes suspeitas por Covid somente este ano no estado - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de abr. de 2021

Sesapi investiga 102 mortes suspeitas por Covid somente este ano no estado

 Foto: Roberta Aline


O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, informou nesta quinta-feira (22) que estão sendo investigados  102 óbitos que teriam sido causados pela Covid-19 no Piauí. 

Com o aumento de mortes em março, considerado o mês mais letal da covid-19 no estado, ocorreu um acumulado e houve a elevação de casos suspeitos.  

Segundo o secretário, que coordena o Comitê de Operações de Emergência (COE), as  mortes ocorreram em diversas datas deste ano de 2021, antes do fechamento do diagnóstico clínico para a doença.  De acordo com a Sesapi, a investigação epidemiológica “quer  evitar distorções ou equívocos sobre qual patologia provocou o óbito do paciente”.

Herlon Guimarães, Superintendente de Atenção à Saúde, explica que um dos "equívocos" é desconsiderar na causa do óbito um câncer em estágio terminal, AVC ou traumatismo, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.  A Secretaria de Estado da Saúde divulga no boletim diário os óbitos das últimas 24 horas e também os óbitos  retroativos que estavam em investigação, foram confirmados e automaticamente computados no sistema. 

"É importante que a população tenha ciência que no boletim que divulgamos diariamente constam óbitos do dia e óbitos acumulados que entram no sistema e contribuem para elevar as estatísticas”, afirma o Superintendente. 

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Piauí já registrou 232.049 casos e 4.858 mortes pelo novo coronavírus.  O último mês de março foi o mais letal desde o início da pandemia no Estado. 

 

Izabella Pimentel (com informações da Sesapi)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário