Teresina acumula chuvas 15% acima da média no 1º trimestre - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

1 de abr. de 2021

Teresina acumula chuvas 15% acima da média no 1º trimestre



Teresina fechou o primeiro trimestre do ano com um volume de chuvas quase 15% acima da média histórica para o período. Foram exatos 827,5 mm de água que atingiram a capital piauiense entre os meses de janeiro e março, esse número é cerca de 101 mm acima do que era esperado para o trimestre. Os números são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e revelam ainda que só em março foram mais de 315 mm de chuvas na cidade.

E esse acumulado pluviométrico em Teresina, bem como em quase todo o Piauí, confirmou um quadro de regularidade da estação chuvosa no estado, conforme levantamento do Inmet. No entanto, entre a região que fica o espaço entre a Grande Teresina e o Vale do Longá, as chuvas ficaram ligeiramente acima da média, como avalia o climatologista Werton Costa, coordenador do Nerdsclima UESPI. “Apesar do trimestre de 2021 ter sido ainda menor que o registrado nos dois últimos anos, tivemos a grata surpresa do fechamento do período com volume acima da média de 30 anos”, disse.


Acumulado de chuvas confirma quadro de regularidade da estação chuvosa no estado (Foto: Meionorte.com)

E parece que abril vai ser bom, também, para Teresina. Em menos de três horas, a cidade foi atingida por uma forte tempestade, em todas as zonas, que acumulou no final uma quase 82mm de água. “Os volumes dessa chuva foram impressionantes. Na primeira hora foram 42mm; na hora seguinte mais 45,8mm de água e o restante pingado”, descreveu Wereton, destacando que mesmo a chuva ter ocorrido no início da noite de quarta-feira, dia 31 de março, ou seja, último dia do mês, ela conta apenas para o mês de abril.


Apesar da precipitação elevada, não foram verificados muitos problemas na cidade por conta de falta de energia ou queda de árvores. “O nível de ocorrências foi normal, dentro da capacidade de atendimento das equipes. Não foi necessário acionar o Plano de Contingência”, informou assessoria de imprensa da Empresa Equatorial, que cuida do fornecimento de energia elétrica de Teresina. O Corpo de Bombeiros também informou que as chuvas não causaram tantos chamados. “Não tivemos ocorrências pela chuva não”, disse major Najila Nunes, relações públicas da corporação.


Ainda assim, muitos bairros da cidade registraram alagamento de ruas e avenidas, provocando lentidão no trânsito e alguns transtornos para quem estava retornando para casa. Contudo, está quarta-feira era feriado na cidade, em antecipação ao aniversário de Teresina, e a movimentação de veículos era pouca no momento.




Volume de chuvas nos três primeiros meses do ano em Teresina




01. Janeiro: abaixo da média

Média: 196,8 mm

Acumulado: 129,3 mm




02. Fevereiro: acima da média

Média: 239,1 mm

Acumulado: 382,8 mm




03. Março: a caminho da média

Nenhum comentário:

Postar um comentário