Governadores do Nordeste entregam último relatório técnico da Sputnik - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de mai. de 2021

Governadores do Nordeste entregam último relatório técnico da Sputnik



Presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do Fórum de Governadores do Brasil para temática vacina, Wellington Dias entregou para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o último documento que faltava para a autorização da importação da vacina.


“O Relatório Técnico é o último documento que faltava, conforme resposta aos Estados e STF, na determinação do Ministro Ricardo Levandovisk e agora o que esperamos é o cumprimento da Lei 14.124/21, e juntamos ainda o estudo e posição favorável à liberação da importação e uso da vacina, por preencher requisitos internacionais de Segurança, eficácia na imunização e qualidade, pelo Comitê Científico Nordeste e cientistas do Brasil. Mais vacina é tudo o que os brasileiros e mais brasileiras mais precisamos. Não é um jogo de palavras, é mesmo: Vacinas Já!”


"Esperamos que o órgão de vigilância sanitária brasileiro cumpra a Lei 14.124/21, que autoriza a importação excepcional de imunizantes já aprovados em outros países e dê seu parecer favorável para o uso da vacina Sputnik V no Brasil”, disse Wellington Dias.

Governador Wellington Dias diz que documento comprova que a Sputnik preenche os requisitos


Para Wellington Dias, o documento comprova que a Sputnik V preenche todos os requisitos internacionais de segurança, eficácia na imunização e qualidade do produto, confirmados também pelo Comitê Científico Nordeste e por outros cientistas brasileiros. “Mais vacina é tudo o que os brasileiros e brasileiras precisamos neste momento", disse Dias.

Já o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que, no ofício enviado à Anvisa, “foram respondidas todas as perguntas que a agência reguladora havia feito sobre a vacina”. E mais: foi anexado ao documento, ainda, o relatório do comitê científico que apoia as ações dos governadores do Nordeste, dando mais subsídios para análise.

“Esperamos a aprovação imediata da Sputnik V. É uma luta que não vamos abrir mão porque, quanto mais rápido a gente vacinar a nossa população, mais rápido vamos reduzir o número de mortes e de pessoas internadas, e mais rápido voltaremos à normalidade social e econômica", afirmou Rui Costa.


Para os governadores do Consórcio do Nordeste, a vacinação da população brasileira é medida urgente para o controle da pandemia. Isso não só por causa do aumento do número diário de contaminados e mortos, mas também pelo registro da chegada ao Brasil da nova cepa indiana do coronavirus no Maranhão, esta semana, considerada ainda de maior letalidade.

O Consórcio Nordeste entende que o relatório técnico apresentado pelo Ministério da Saúde Russo atende a todos os requisitos da Lei e demonstra os elementos técnicos que atestam a qualidade, a segurança e a eficácia da vacina. O documento cumpre integralmente os requisitos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional sobre Harmonização de Requisitos Técnicos em Produtos Farmacêuticos para Uso Humano (ICH, na sigla em inglês), razão pela qual espera a sua validação pela ANVISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário