Vereadores acusam prefeitura de uso político na suspensão de contratos culturais para Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de mai. de 2021

Vereadores acusam prefeitura de uso político na suspensão de contratos culturais para Teresina

 Fotos: Roberta Aline

Atualizada às 11h

O plenário da Câmara de Teresina aprovou requerimento do vereador Enzo Samuel (PDT), que pede a convocação do presidente da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, Sheyvan Lima. Os vereadores querem esclarecimentos com relação à decisão da prefeitura de romper contratos com entidades culturais que são patrimônios da cidade.

“Queremos saber e esclarecer a verdade. Qual será o destino dos projetos sociais. Acreditamos no trabalho do Sheyvan, no amor dele pela cultura e torço para que ele faça um excelente trabalho. Queremos saber se esses projetos  serão mantidos e como será feito isso. Como valorizar os artistas da capital e aqueles que estão esquecidos na periferia”, afirma. 

Atualizada às 9h50

A decisão da Prefeitura de Teresina de suspender os contratos com entidades culturais que são patrimônios da cidade gerou debate, na manhã de hoje (12), na Câmara de Teresina. 

Veja mais:

Robert Rios confirma fim de contratos com entidades culturais e diz: “picaretagem acabou”

Sílvio Mendes afirma que cultura de Teresina está sendo “violentada”

O presidente estadual do PSDB, Edson Melo, usou a tribuna da Casa e acusou a atual gestão de fazer política com o assunto.

Segundo Edson Melo, falta a gestão de Dr. Pessoa (MDB) descer do palanque político. Ele afirma que a medida visa apenas apagar o legado administrativo das gestões passadas do PSDB.

"Claramente uma questão política. A cultura não traz nenhum prejuízo para Teresina. E um desejo de apagar o que foi feito pelo PSDB e pelo ex-prefeito Firmino Filho. São projetos com resultados visíveis e reconhecidos", destacou.

O vereador Aluísio Sampaio também fez críticas à decisão da prefeitura. Segundo ele faltou mais diálogo com a categoria.

"Antes de uma decisão dessa, é preciso dialogar com aqueles que serão diretamente afetados. Não pode ser feito dessa forma", disse.

 

O vereador Luiz Lobão (MDB) diz que a cultura não pode ser prejudicada. "Faço um apelo ao prefeito para retroceder dessa decisão se de fato isso vai acontecer. Seria uma afronta para nossa cultura", disse. 


O líder do prefeito, vereador Renato Berger, reagiu às críticas. Segundo ele, a prefeitura quer valorizar os artistas quando eles passarão a receber bolsas.

"Não vai se acabar com nenhum projeto. Todos continuarão existindo. A única coisa que vai mudar é o vínculo. A prefeitura entende que assim o artista será o verdadeiro beneficiado e não atravessadores", destacou.

Na base do prefeito Firmino Filho, o vereador Dudu (PT), diz que a medida visa reduzir  custos e abranger um maior número de artistas. 

"Por mais de 30 anos foi uma gestão que tinha uma forma de trabalhar. Não quero emitir juízo de valor. Agora se foi constatado algum tipo de formato que mudando poderá incluir mais pessoas, serei a favor. Se você tem uma entidade que faz um programa e esse programa pode ser feito direto pela prefeitura, se economiza e trabalha mais. Vamos ser favoráveis o que for para economizar e gastar com mais transparência", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário