Meteorologista faz alerta para previsão de baixa umidade do ar no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de jun. de 2021

Meteorologista faz alerta para previsão de baixa umidade do ar no Piauí



A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), através da Gerência de Hidrometeorologia, divulgou nesta segunda-feira (28), a previsão do tempo para os próximos dias para todo o Piauí. A tendência é que seja seco e quente, com umidade relativa do ar em torno de 20% em parte do Sul do estado.

Em entrevista ao Meionorte.com, a meteorologista da SEMAR, Sônia Feitosa, chamou atenção para o índice da umidade do ar, que apesar de ser normal para a época do ano, já pode trazer malefícios para a saúde humana. Além disso, a profissional explicou que nos próximos meses, a tendência é de agravamento da situação no estado.


Piauí terá tempo seco e quente nos próximos dias (Foto: Pexels)


“É normal para a época do ano, porém, ruim para saúde humana, animal e vegetal. Ruim para o ambiente como um todo. Ainda não está grave porque não está generalizada em todo estado, mas sim na região sul, principalmente. Nos próximos meses, a tendência é de agravamento dessa situação, quando o estado terá mais regiões por conseguinte, mais municípios atingidos. Além do mais, passaremos a ter mais horas com baixa umidade do ar durante o dia. Agora são, ainda, poucas horas”, pontua.


Quando a umidade cai, o ar se torna árido, atingindo às vezes um aspecto desértico, o sol brilha intensamente e as chuvas ficam quase o tempo todo ausentes. Nos seres humanos, os sintomas preocupantes são: o sangramento do nariz, a pele extremamente seca, olhos inflamados; além disso, este evento climático predispõe cardíacos e hipertensos a infartos e derrames.

As crianças e os integrantes da terceira idade são os mais atingidos pelas condições provocadas pela baixa umidade do ar; alguns chegam a falecer em decorrência de complicações na respiração e de alergias mais sérias, causadas pela completa evaporação de líquido das mucosas.


No Piauí, a previsão aponta que a partir de agosto esse quadro passará a ser crítico, com baixa umidade, altas temperaturas, ausência de chuva e frequência de ventos, segundo Sônia Feitosa. A umidade relativa do ar ideal para o organismo humano é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cuidados básicos com o corpo


Lavar as mãos com frequência


Evitar levar as mãos à boca e nariz


Beber bastante água, mesmo sem sede


Comer frutas que tenham muito líquido para ajudar na hidratação. Exemplo: melancia, melão e laranja


Ficar atento à hidratação das crianças, idosos e de pessoas doentes


Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para lubrificar as mucosas


Evitar exercícios físicos entre 10h e 16 h


Usar hidratante de pele no rosto e corpo depois do banho e na hora de dormir


Utilizar chapéu e óculos escuros para se proteger do sol



Dicas de cuidados com o ambiente


Colocar toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores pela casa, principalmente nos quartos de dormir


Evitar lugares com muita gente ou permanecer em locais fechados por longo período


Evitar ficar muito tempo em locais com ar condicionado, que resseca as mucosas, aumentando as chances de infecções das vias aéreas


Manter a casa limpa e arejada, pois o tempo seco aumenta a quantidade de ácaros, fungos e poeira nos móveis cortinas e carpetes


Trocar a vassoura pelo aspirador de pó ou pano úmido


Ligar o ventilador para cima, pois, se ligado para baixo, levanta a poeira no ar


Para distâncias menores, preferir andar um pouco, deixando o carro em casa


Não queimar lixo nem jogar pontas de cigarro na estrada. Evitar provocar queimadas por descuido ou desatenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário