Cleandro Moura é empossado como procurador-geral de Justiça do Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de jul. de 2021

Cleandro Moura é empossado como procurador-geral de Justiça do Piauí



O promotor de Justiça Cleandro Alves de Moura tomou posse como procurador-geral de Justiça do Piauí para o biênio 2021-2023, durante sessão solene do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), realizada na segunda-feira (12). O novo PGJ-PI ocupará o cargo pela terceira vez, sucedendo a promotora de Justiça Carmelina Maria Mendes de Moura.

Devido à pandemia, a solenidade ocorreu de modo híbrido: parte presencial, com número reduzido de pessoas e observância a todos os protocolos de biossegurança; e parte remota, com a participação de autoridades e convidados em plataforma virtual.


Cleandro Moura integrou, com outros dois candidatos, uma lista consolidada a partir de eleição realizada no dia 12 de junho deste ano. Votaram todos os membros do MPPI no efetivo exercício de suas funções. A relação assim composta foi encaminhada ao governador do Estado para escolha e nomeação do PGJ, nos termos da Lei Orgânica do Ministério Público.

Com 25 anos de serviços prestados à instituição e à sociedade, Cleandro Moura destacou em seu discurso pontos do novo plano de gestão como: o enfrentamento da criminalidade, a partir de uma reformulação da política de segurança pública; a valorização dos integrantes do MPPI; a reestruturação e fortalecimento dos Grupos de Atuação Especial; a virtualização de 100% dos serviços e dos procedimentos extrajudiciais das unidades ministeriais; aproximação com a sociedade; fortalecimento das instâncias superiores deliberativas da instituição e reestruturação da Central de Inquéritos e do Núcleo Criminal da Instituição.


“A razão de existir do Ministério Público é servir à sociedade piauiense, atuando em prol do cumprimento das leis e da Justiça! Portanto, batam às portas do MPPI! Somos seus defensores e seus parceiros! Contem conosco”, enfatizou o PGJ empossado.

Cleandro Moura toma posse no MP PI (Foto: Divulgação)

Carmelina Moura: "Sentimento de dever cumprido"

A sessão solene foi presidida pela então procuradora-geral de Justiça Carmelina Moura. Ao se pronunciar, a promotora de Justiça agradeceu a todos, apresentou ao público um balanço da última gestão e desejou boas vindas ao novo PGJ.

"Há dois anos, assumia a chefia do nosso amado Ministério Público. Grande a alegria e a gratidão pela oportunidade de administrá-lo. Terminado o mandato, a emoção é idêntica, agora, pelo sentimento de dever cumprido e os resultados alcançados. Nessa trajetória, estive ladeada de valorosos membros e servidores comprometidos à causa ministerial. Sem eles, nao teria conseguido. E destino meus sinceros agradecimentos a todos. Foram dois anos de grandes desafios e situações inesperadas. Tudo superado, pois norteado por amor e compromisso com nosso Ministério Público e sociedade", disse Carmelina Moura.


Também integraram a mesa de honra: o secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles; o conselheiro e Corregedor Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima e o conselheiro e Ouvidor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto. De forma remota, a vice-governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, acompanhou a sessão e representou o governador do Estado, Wellington Barroso de Araújo Dias.

Durante pronunciamento virtual, a vice-governadora ressaltou a importância da promoção da justiça social pelos membros do Ministério Público e leu o "Poema do Aviso Final", de autoria do poeta piauiense Torquato Neto.

Entre os ritos da cerimônia foram realizados: o cortejo virtual de entrada dos integrantes do egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, órgão da Administração Superior; a condução do procurador empossado pelos procuradores de Justiça Alípio de Santana Ribeiro e Zélia Saraiva Lima; a imposição da beca do PGJ empossando, pela esposa, Patrícia Oliveira Moura, e filhas, Letícia Raelli e Isabelle Patrícia; reprodução dos hinos nacional, estadual, do MPPI e de um documentário institucional; homengem à presidente da Sesão; prestação do compromisso solene; leitura do termo de posse realizada pela procuradora de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes; assinatura do termo de posse e pronunciamentos protocolares.


Já o Corregedor Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, falou acerca do trabalho desenvolvido pela procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, durante o biênio 2019-2021. "O Ministério Público está de parabéns por saltar e avançar continuamente nos últimos dez anos. Parabéns à Dra. Carmelina pelo trabalho que executou, em que trouxe tantos avanços dignos de reconhecimento. Seu nome é compromisso, lealdade, eficiência e superação. Temos que ressaltar o trabalho de uma mulher no Ministério Público. Também saudo ao Dr. Cleandro, que já chega experiente em seu terceiro mandato e isso nos dá uma certeza de que o MPPI continuará forte e pujante, sendo o motivo de orgulho a todos", avaliou o corregedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário