Mais de 12% da população piauiense já está vacinada contra a Covid-19 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de jul. de 2021

Mais de 12% da população piauiense já está vacinada contra a Covid-19



O Piauí alcançou nesta segunda-feira (12), 397.786 pessoas vacinadas contra a Covid-19 o que representa 12,12% de toda a população piauiense, estimada em 3.281.480 milhões pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 16,71% quando considerada apenas a fatia dos vacináveis, habitantes com 18 anos ou mais, formada por 2.378.190 pessoas.

O quantitativo contempla quem recebeu as duas doses das vacinas (CoronaVac/Butantan, Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Fiocruz) ou a dose única no caso da Janssen. O quadro avança conforme o intervalo solicitado pelos fabricantes e incluído no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO).


A capital Teresina lidera o ranking da imunização em números absolutos com 444.609 doses aplicadas, sendo 335.293 pessoas vacinadas (D1), 103.687(D2), 5.629 (DU), de acordo com o vacinometro da Fundação Municipal de Saúde. A capital concentra a maior população do estado, 868.075 mil habitantes.

Piauí avabça na vacinação contra a Covid-19 (Foto: Ascom/ PMT)


“A segunda dose aumenta a proteção contra a Covid-19. Por isso, é importante tomar a dose de reforço na data correta. Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção grave se comparado com pessoas que recebem as duas doses”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. Ele ressalta que a pessoa não deve escolher vacina e tomar a que estiver disponível." Todas são seguras e apresentam resultados animadores', destaca.

Os que já tomaram as duas doses pertencem a grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos, indígenas, gestantes, forças de segurança e salvamento e quilombolas. Já a dose única foi aplicada, além da população em geral de 18 a 59 anos, em trabalhadores do transporte coletivo e do transporte ferroviário, caminhoneiros, profissionais da saúde e pessoas em situação de rua.

Meta estadual

O Governo do Estado estabeleceu como meta imunizar 80%, ao menos com a primeira dose ou dosagem única, até o fim de agosto, e 100% deste grupo até o fim de outubro. De acordo com o superintende de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, para atingir esse objetivo, a Sesapi tem acompanhado de perto a vacinação nos municípios, oferecendo, incluive, benefícios aos municípios, como o pagamento de R$ 1,50 por dose registrada. "Muitas cidades piauienses já estão vacinando a população da faixa dos 40 anos contra a Covid-19", afirma ele.

Para o secretário Florentino Neto a redução de mortes no estado está ligada ao avanço da vacinação." Acreditamos que além das medidas de controle adotadas pelo Governo, a imunização da população tem refletido diretamente na queda da taxa de infecção e óbitos". Por isso, segundo o gestor, é importante que a população não desperdice a chance de vacinar para que o Piaui possa continuar avançando cada vez mais na ampliação da taxa de vacinados. "A vacina é a única garantia que temos de voltar a normalidade", destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário