Piauí aplicou 252 doses vencidas de vacinas contra a Covid-19 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

2 de jul. de 2021

Piauí aplicou 252 doses vencidas de vacinas contra a Covid-19



O Piauí registra a aplicação de 252 doses vencidas contra Covid-19. Os fámarcos da AstraZeneca, em uma parceria da FioCruz com a Universidade de Oxford, foram administrados após o período de uso seguro. As informações são do Ministério da Saúde.

Ao todo, mais de 30% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira dose de algum dos imunizantes em aplicação. No Piauí estão sendo aplicadas as vacinas da AstraZeneca, que apresentaram unidades vencidas, além de unidades da CoronaVac, Pfizer e Janssen, sendo esta última de dose única.

Dados de Teresina

Teresina aplicou 114 doses de vacinas da AstraZeneca vencidas. A maioria das vacinas fora do prazo, um total de 98, foram aplicadas na Unidade de Saúde do Bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina.

Além das doses aplicadas no Buenos Aires, foram mais cinco aplicadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), três na Unidade Básica de Saúde do Real Copagri, duas na Unidade de Saúde da Primavera e mais duas na Unidade Básida de Saúde da Santa Isabel. Outros cinco pontos de aplicação registram uma dose vencida cada.

Foram 114 vacinas vencidas aplicadas em Teresina. Crédito: Raíssa Morais.


Ao todo, mais de 26 mil doses fora da validade foram aplicadas em todo o Brasil. O município que registrou a maior concentração de doses vencidas foi Maringá (PR), com 3.536 doses. Em segundo lugar aparece Belém (PA), com 2.673, e São Paulo na terceira posição com 996. Em nível de Nordeste, a Bahia é a campeã, com 824 doses.

Lista de doses vencidas distribuídas em Teresina:

1- Unidade de Saúde do Buenos Aires (98 doses)
2- HU-UFPI (5)
3- UBS Real Copagri (3)
4- Unidade de Saúde Primavera (2) e UBS Santa Isabel (2)
5- Hospital Areolino de Abreu (1), Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (1), UBS Cerâmica Cil (1) e Maternidade Municipal Professor Wall Ferraz (1).

Interior do Piauí

Em segundo lugar na lista de municípios que mais aplicaram vacinas vencidas está Barro Duro, com 36 doses. Em terceiro aparece Itaueira, com 20 doses fora de validade aplicadas na população. O relatório completo foi divulgado pela Folha.

Nota da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)

A Secretaria de Estado da Saúde informa que todos os lotes de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado do Piauí estão dentro do prazo de validade. As caixas contêm nota técnica com informações sobre a data de validade dos imunizantes encaminhados, assim como em todos os frascos constam os prazos de vencimento.

A Sesapi esclarece ainda que antes da distribuição para as Regionais de Saúde, a Coordenação de Imunização verifica além do prazo de validade, a temperatura de acondicionamento dos imunizantes, que vêm sendo aplicados dentro do prazo de validade apresentados em documentos oficiais do Ministério da Saúde.


Nota da Fundação Municipal de Saúde (FMS)

A Fundação Municipal de Saúde informa que em Teresina nenhuma dose de vacina foi aplicada com prazo de validade vencida. A FMS confere o prazo de validade de todos os imunizante recebidos e realiza a aplicação conforme as orientações do fabricante. Em todos os frascos dos imunizantes constam os prazos de vencimento da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário