Vacinas contra a gripe estarão disponíveis em 70 UBSs de Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de jul. de 2021

Vacinas contra a gripe estarão disponíveis em 70 UBSs de Teresina



A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai vacinar a população em geral contra a Influenza (gripe) a partir da próxima segunda-feira (12). Para isso, os imunizantes serão disponibilizados em 70 Unidades Básicas de Saúde (UBS's), nas zonas urbana e rural da capital.



Segundo a coordenadora da vacina contra a Influenza em Teresina, Adriana Sávia, a FMS segue a vacinação dos grupos prioritários até esta sexta-feira (9). “Esta semana será feito o trabalho de busca ativa, com os agentes comunitárias de saúde, para tentarmos atingir o máximo do percentual dos grupos prioritários”, adianta.

Fazem parte dos grupos prioritários:
pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
povos indígenas;
trabalhadores da saúde;
pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais;
pessoas com deficiência permanente;
caminhoneiros
trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso
trabalhadores portuários
membros das forças de segurança e salvamento;
Forças Armadas;
funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Desses grupos, idosos, crianças, gestantes e puérperas foram os mais vacinados:
Crianças (6 meses a < de 6 anos):75,2%
Gestantes: 64,0%
Puérperas: 61,0%
Idosos com 60 anos e mais: 77,0%




Vacina contra a Influenza (gripe) estará disponível nos postos de saúde de Teresina para população em geral | FOTO: Divulgação

Teresina só vacinou 55,7% do público-alvo

A campanha de vacinação contra a gripe deve durar até quando o imunizante estiver disponível para a população nos estoques dos serviços de saúde. A meta do Ministério da Saúde era vacinar em torno de 79 milhões de brasileiros, contudo, até esta terça-feira (6), a campanha apenas atingiu a cobertura vacinal de 42,8%, muito abaixo da meta, que é de imunização de pelo menos 90%. Em Teresina, 55,7% da população do grupo prioritário foi vacinada, o equivalente a 172.037 pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Por que tomar a vacina da gripe?


A necessidade das pessoas se vacinarem contra a gripe é destacada pela diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Essa vacina tem contribuído para a saúde das pessoas porque imuniza contra três vírus e tem eficácia comprovada com a redução de casos graves que evoluem para pneumonia viral e outras doenças. Essa é uma boa oportunidade para toda a população se vacinar contra a gripe”, esclarece.

Tomou a vacina da gripe? Saiba o que fazer!

Como as campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários.

Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19. As pessoas que tomaram a vacina da Covid-19 podem se vacinar contra a gripe a partir do 15º dia após ser imunizada contra o novo coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário