É possível pegar Covid-19 ao manusear notas e moedas? Veja quais os riscos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

4 de ago. de 2021

É possível pegar Covid-19 ao manusear notas e moedas? Veja quais os riscos



Estudo realizado por especialistas em virologia da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha, buscou determinar por quanto tempo o vírus Covid-19 permanece nas notas e moedas.

O estudo também investigou qual é o risco de contrair a doença no manuseio desses objetos. Os resultados da pesquisa feita em colaboração com o Banco Central Europeu, foram divulgados pela revista científica iScience.

Os riscos de pegar Covid-19 manuseando notas é baixo (Foto: Divulgação)

Para analisar a estabilidade do vírus em moedas e notas usadas na União Europeia, os especialistas expuseram dinheiro de diferentes denominações ao patógeno que causa a Covid-19 por vários dias.

Em notas de 10 euros, o vírus desapareceu após servir três dias. Em moedas de 10 centavos, o vírus desapareceu ao fim de seis dias e, na de um euro, permaneceu apenas uma hora.

Cobre

Daniel Todt, coautor do estudo, explica que os vírus são menos estáveis no cobre, material com o qual algumas moedas são feitas, como o níquel. Por esse motivo, o patógeno desapareceu rapidamente.

O estudo concluiu que o risco de contrair a doença com o manuseio de cédulas e moedas é baixo, de acordo com a revista iScience.


Apesar do baixo risco, as autoridades em todo o mundo ainda recomendam a desinfecção de dinheiro. O Museu Interativo de Economia do México chegou a publicar instruções sobre como fazê-lo.

Como desinfetar notas e moedas?

Tanto para desinfetar moedas e notas, não só contra o coronavírus, mas também contra bactérias e sujeira, o museu mexicano recomenda o uso de luvas e uma mistura de água e cloro .

No caso das notas, é aconselhável colocar a mistura de água e cloro em um borrifador e depois borrifar o dinheiro, tomando cuidado para não molhar muito.

Mais tarde, eles recomendam usar um pano limpo e seco com cuidado para evitar dobrar ou quebrar. As moedas podem ser embebidas na mistura de água sanitária e água por um minuto antes de secar com um pano limpo.

Fadela Chaib, porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou em 2020 que não há evidências de que o vírus seja transmitido por meio de dinheiro, embora essa entidade sempre tenha recomendado que depois lavassem as mãos. manuseie notas ou moedas e evite tocar em seu rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário