Governadores alertam ministro da saúde sobre terceira onda da Covid-19 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

5 de ago. de 2021

Governadores alertam ministro da saúde sobre terceira onda da Covid-19


Como presidente do Fórum de Governadores e do Consórcio do Nordeste, o governador Wellington Dias (PT) enviou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, alertando para a ocorrência da terceira onda da Covid-19, tendo o Rio de Janeiro como epicentro.

"Os governadores dos entes federados brasileiros dirigem-se a V.Exa. para solicitar providências do Ministério da Saúde no sentido do provimento de assistência subsidiária a ser dirigida ao Estado do Rio de Janeiro, por meio da alocação de vacinas suplementares destinadas a sua população, tendo em vista o aumento significativo do número de casos de contaminação pela variante Delta da Covid-19, configurando ameaça não apenas ao enfrentamento da crise sanitária fluminense, mas também aos esforços de vacinação em todo o território nacional, que mantém com aquele Estado vínculos estreitos de intercâmbio", afirmou Wellington Dias no ofício,com o aval dos governadores brasileiros.


Wellington Dias é presidente do Consórcio Nordeste (Foto: Divulgação)


Segundo Wellington Dias, a esse respeito, os governadores expressam preocupação com a eventual terceira onda, resultando em aumento do número de óbitos e infectados no país, que teria o Rio de Janeiro como principal epicentro de disseminação da nova variante, a qual vem apresentando a característica de ser 100% mais contagiosa do que a cepa originária e 30% em relação à variante P1, conforme asseveram especialistas em infectologia.

"Manifestam, por conseguinte, a expectativa de que ações imediatas levadas a cabo por esse Ministério sejam neste momento destinadas ao referido Estado, de modo a evitar uma catástrofe de proporções ainda mais graves no futuro próximo, caso o atual ritmo de transmissibilidade da variante Delta não seja contido em tempo hábil. Certos de contar com a prestimosa atenção de vossa excelência, renovam os votos de elevado apreço e distinta consideração", diz o ofício enviado a Marcelo Queiroga.


Wellington Dias falou que os governadores já haviam tratado na última agenda com o ministro Marcelo Queiroga sobre São Paulo e a presença da variante Delta e foi dito do monitoramento da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz).

Dias afirmou que gora é o Rio de Janeiro, chegando na capital a quase metade das confirmações Covid 19 com a variante Delta.

‘’São Paulo e Rio de Janeiro são pólos completamente integrados ao Brasil inteiro e mais destacadas portas de entrada e saída do Brasil para o mundo. Precisa conter a variante e ainda evitar propagação para o Brasil inteiro. Ainda estamos registrando muitas mortes e precisando acelerar vacinação. Mas precisando de mais vacinas.Não entendo a atitude de mais e mais dificuldades para ampliar mais vacinas para mais vacinação. Devemos apoiar a Fiocruz para mais rapidamente ter IFAs aqui produzidos e já em produção, para autonomia na produção de vacinas. Precisamos liberar importação e uso da vacina Sputnik V, considerada em estudos de alta eficiência para conter a variante Delta.”, acrescentou Wellington Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário