Lua Azul Sazonal acontece neste domingo (22); entenda como é o fenômeno - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de ago. de 2021

Lua Azul Sazonal acontece neste domingo (22); entenda como é o fenômeno



A conjunção tripla entre Lua, Saturno e Júpiter vai poder ser observada a partir do Grande Recife entre essa sexta-feira (20) e o domingo (22). O fenômeno astronômico permite a visualização do satélite natural e dos dois planetas próximos.

"A Lua já estará visível entre o final da tarde e início da noite [desta sexta], na direção leste, que é o lado em que o Sol nasce, e Saturno estará visualmente a sua esquerda. Júpiter estará visualmente abaixo de Saturno e da Lua, fechando um triângulo", explicou o coordenador do Observatório da Sé, Cleiton Batista.


A cada dia, a posição dos astros muda. "Essa mudança na visualização ocorre porque, a cada dia, os valores da posição de ambos objetos celestes mudam, e de forma prática, a Lua nasce cada vez mais tarde, enquanto que os planetas Júpiter e Saturno nascem mais cedo ao horizonte", apontou Batista.

No sábado (21), Saturno fica visualmente acima da Lua e Júpiter, abaixo e a esquerda da Lua. Já no domingo (22), a Lua pode ser vista abaixo de Júpiter e Saturno.

O fenômeno pode ser visto na capital, bem como em outras cidades do país, mas é melhor visualizado em áreas rurais, segundo Batista.

Visualização da conjunção tripla entre Lua, Saturno e Júpiter nos dias 20 (esquerda), 21 (centro) e 22 (direita) de agosto. (Foto: Reprodução-WhatsApp)


"A indicação é procurar sempre locais que não tenham poluição luminosa ao entorno, pois o excesso de luz, ofusca o brilho dos objetos celestes. Na Região Metropolitana do Recife, se destacam os locais mais distantes da capital por terem um nível de poluição luminosa inferior", afirmou.

Lua Azul

Na sexta e no sábado, a lua está em sua fase crescente, mas estará cheia no domingo (22), quando acontece a chamada Lua Azul. Apesar de o termo popular se referir a segunda lua cheia em um mesmo mês, originalmente o termo se refere à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano: é o caso da "Blue Moon" deste domingo.

Lua Azul. (Foto: Gary Seronik)

A primeira lua cheia deste inverno ocorreu em 24 de junho e, a segunda, em 23 de julho. A terceira será agora, em 22 de agosto.

"A Lua durante a noite é corpo celeste mais brilhante. A medida que ela vai passando da fase nova para crescente e da crescente para a fase cheia, a sua face que está voltada para a Terra vai se tornando mais iluminada e, em consequência, observamos ela mais 'brilhante'", disse.


No entanto, explicou Batista, o olho humano não tem "tanta sensibilidade" para notar pequenas mudanças de luminosidade.

"Hoje [sexta], a Lua estará cerca de 95% iluminada, ou seja, a face dela que está voltada para a Terra estará 95% iluminada pela luz do Sol. Sábado, estará 98%. E no domingo, 100%. Mas, ao nosso olhar, parecerá que hoje, amanhã e domingo ela estará totalmente iluminada, 'cheia'", declarou.

Conjunção entre Lua, Júpiter e Saturno nesta sexta-feira (22).(Foto: Reprodução - WhatsApp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário