Pecuária: brinco movido a luz do sol conecta gado a satélites - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de ago. de 2021

Pecuária: brinco movido a luz do sol conecta gado a satélites



A empresa americana GSE lançou, em maio, um brinco para monitoramento de gado movido a luz do sol com baixo custo e longa duração. A solução integra um conjunto de satélites para acompanhar os animais em tempo real e permitir diversos benefícios à pecuária.

Depois de montado, os gestores podem acessar uma plataforma on line da GSatTrack para visualizar e gerenciar os dados por meio de relatórios atualizados pelo sistema quatro vezes ao dia.

“Antes do GSatSolar, não havia rastreador de gado baseado em satélite com boa relação custo-benefício”, explica Justin Vizaro, gerente de produto da Global Satellite Engineering (GSE).


O brinco é feito de materiais adequados a ambientes externos e ao bem-estar animal. A peça foi projetada para ser implantada em cada animal por um período de três anos, sem a necessidade de manutenção ou suporte de qualquer espécie.

A empresa atua principalmente na América do Norte em fazendas, inclusive, sem cobertura de internet graças aos sinais dos satélites. “Nossos clientes rastreiam a pecuária em áreas de pastagem ao ar livre que estão 100% fora da rede e fora da cobertura celular”, conta.


Manejo do pasto

O objetivo é rastrear animais a fim de encontrar os padrões de movimento e identificar ‘pontos quentes’ onde os animais vão com frequência ou ‘zonas frias’ que eles normalmente evitam em as áreas de pastagem.

Deste modo, os gestores podem obter insights sobre o manejo das pastagens e comportamento do gado em cada propriedade.


Os dados também podem ser usados para garantir a rastreabilidade da fazenda e a prevenção de perdas de animais até mesmo por furto (abigeato).

GSatTrack também oferece suporte a blocos de mapas personalizados e sobreposições, permitindo que os fazendeiros visualizem dados em tempo real.

Entre eles, a evolução das condições climáticas, imagens topográficas, estradas de terra e pontos de acesso não marcados na mesma interface de mapa que os ativos.

“Falamos com alguns clientes que mencionaram o uso de relatórios GSatTrack e visualizações compartilhadas para auxiliar em vários tipos de auditorias a ponto de até mesmo iniciar conversas sobre integrações de API para automatizar esses processos de auditoria”, diz Vizaro.

Individual

O sistema pode ajudar um veterinário a encontrar e cuidar de um animal ou enviar um alerta específico com base no comportamento quanto a movimentação, alimentação e outros.

Já os frigoríficos, consumidores ou varejistas pode utilizar dados de localização para saber onde a carne foi produzida e que tipo de vida ela tinha, por exemplo, quanto caminhou durante sua vida em vez de ser criado em um cercado.


Por exemplo, por meio de um QR Code, a rastreabilidade da fazenda poderá ser verificada e certificar produtos como‘ orgânicos ’ou‘ alimentados com pasto.

Essas distinções, inclusive, podem favorecer valorização da produção e gerar o pagamento de preços premium aos pecuaristas.

Custo-benefício

Em termos de custo total, a GSE tem um preço padrão de US$ 130 por unidade inclui três anos de tempo de antena de satélite, mais a licença do software.

Com clientes com até 10 mil cabeças, eles projetam um retorno certo ao investimento. “A investimento inclui uma série de vantagem, mas focamos nos benefícios quantificáveis como economia de tempo e combustível, prevenção de perdas e recuperação e o preço premium na venda de animais”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário