Policiais do Piauí vão utilizar câmeras no uniforme para filmar abordagens - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de ago. de 2021

Policiais do Piauí vão utilizar câmeras no uniforme para filmar abordagens

 Fotos: Natanael Souza/Cidadeverde.com

Policiais militares e civis do estado do Piauí vão passar a utilizar câmeras corporais acopladas aos uniformes, para filmar e transmitir em tempo real ocorrências e abordagens. Inicialmente, cerca de 200 homens do batalhão Rone e da Coordenaria de Operações Especiais da Polícia Civil (Core) devem ter o equipamento, mas a ideia é que em alguns anos todo o efetivo da PM e da Polícia Civil passe a ser contemplado com a novidade.

Uma solenidade na manhã de hoje(13) marcou o lançamento do projeto piloto. Durante o evento, foram apresentadas imagens dos primeiros testes feitos com as câmeras no estado do Piauí.

O comandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, destacou que, atualmente, apenas os estados de São Paulo e Santa Catarina utilizam a tecnologia, que já tem apresentado resultados positivos na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos policiais nas ruas.

"Isso permite que os policiais que estão em ação tenham realmente tudo aquilo a seu favor, na parte de abordagens. Também é uma garantia ao cidadão de uma abordagem qualificada por parte dos policiais. Alguns estados do Brasil já adotam essa tecnologia e nós também estamos iniciando esse projeto. Estamos na fase de testes. Escolhemos o batalhão Rone. Vamos avaliar e depois fazer essa aquisição", explicou.

A Secretaria de Segurança Pública deve definir, nos próximos meses, a forma de aquisição das câmeras que será acopladas aos uniformes. Uma possibilidade é a compra, mas o aluguel dos equipamentos também está sendo discutido." Como se trata de tecnologia, a gente sabe que fica obsoleto muito rápido", destacou o comandante.

Além dos policiais militares, a ideia é que as câmeras também passem a ser utilizadas por outras forças de segurança, como a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.

As imagens captadas pelas câmeras nós uniformes serão enviadas ao tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário