Publicitário Duda Mendonça morre aos 77 anos vítima de câncer no cérebro - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de ago. de 2021

Publicitário Duda Mendonça morre aos 77 anos vítima de câncer no cérebro



Morreu em São Paulo, aos 77 anos, o publicitário Duda Mendonça. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na região central da capital, desde junho.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (16) pela família do publicitário. Duda tratava um câncer no cérebro e chegou a ser diagnosticado com Covid-19. O corpo do publicitário será cremado.


Publicitário Duda Mendonça morre aos 77 anos (Foto: Correio do Povo)


Ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Duda Mendonça se tornou conhecido nacionalmente por ter sido o publicitário por trás da primeira campanha eleitoral vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2002.

Ele também participou de campanhas de Paulo Maluf (PP), em São Paulo; Miguel Arraes, em Pernambuco; Ciro Gomes (PDT), no Ceará, e do ex-primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes.


Duda Mendonça realizou campanha vitoriosa de Lula (Foto: reprodução)


Quando estourou o escândalo do mensalão, o publicitário foi acusado de receber por serviços ao PT por meio de uma offshore nas Bahamas. Em 2005, Mendonça confessou à CPI dos Correios ter recebido R$ 10,5 milhões pela campanha à eleição de Lula via caixa 2.

A defesa do publicitário argumentou que ele cometeu o crime de sonegação fiscal, não o de lavagem de dinheiro, e que pagou o que devia ao fisco - R$ 4,8 milhões. Além disso, afirmou que o marqueteiro não tinha conhecimento da origem ilícita dos valores recebidos do partido e nunca tentou ocultá-los.

Mendonça chegou a virar réu no processo do mensalão, mas foi absolvido. Para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), não ficou demonstrado que ele tinha conhecimento da origem ilícita dos recursos e, consequentemente, não houve prova de sua intenção de ocultar os valores.

Lula manifesta pesar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou pesar pela morte do publicitário Duda Mendonça e o classificou como "um gênio da comunicação política".

Duda ficou conhecido principalmente por ter comandado a primeira campanha eleitoral à Presidência da República vencida por Lula em 2002, com o slogan "Lulinha, Paz e Amor".


''Duda Mendonça foi um gênio da comunicação política. O seu trabalho na campanha de 2002 já está na história como uma das campanhas mais bonitas e sensíveis da nossa história. Em um momento em que o Brasil sofria com uma crise aguda, racionamento de energia e miséria, Duda Mendonça produziu filmes e mensagens de muita sensibilidade, de que a esperança venceria o medo. Aos seus familiares e amigos, meus sentimentos'', disse Lula em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário