Dia da Árvore: verde para viver e respirar! - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de set. de 2021

Dia da Árvore: verde para viver e respirar!



O solo de flores brancas anunciam os dias finais das manhãs de setembro. Após os ipês amarelos, que costumam durar mais um pouquinho, os brancos e roxos começam a florir por Teresina, colorindo com uma trinca de cores as calçadas e passeios de Teresina.

Neste dia 21 de setembro lembra-se o Dia da Árvore no Brasil. A data varia ao redor do mundo, mas está relacionada ao início da primavera no hemisfério Norte. Por aqui, a data cruza com a florada dos ipês, que, na prática, é o mais próximo que chegamos da estação, que não é bem definida por aqui.


O Dia da Árvore lembra a importância do Reino Vegetal para a alimentação, segurança hídrica, respiração humana e até mesmo a sustentação do solo. Sem as plantas, dificilmente haveria vida na terra.

Ipê branco. Crédito: John Albert.

A bióloga Mariana Lenara explica a importância de fomentar a arborização. “Arborizar é uma necessidade Eu acredito que isso deve ocorrer com a valorização da flora regional. Estamos em uma região com uma grande variedade de plantas, apesar de nem tudo poder ser plantado na área urbana, por conta da estrutura das casas. Mas com estudo mais aprofundado isso é plenamente possível”, aponta.

O Piauí firma um importante compromisso com a natureza. Em 2021, o governador Wellington Dias se comprometeu a plantar 5 milhões de mudas até 2024, a partir de um desafio da banda Coldplay. Além disso, também foi firmado o compromisso de ampliar a área de proteção ambiental dos atuais 327 mil hectares para 1 milhão até 2022.


Dia da Árvore: o colorido dos ipês
Crédito: John Albert e Lucrécio Arrais




O Estado segue em busca do combate ao desmatamento. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Fundação SOS Mata Atlântica, o Piauí reduziu, de 2018 até 2021, em 76% o desmatamento da mata atlântica. Em 2018 foram desmatados 2.100 hectares, contra 372 do último levantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário