Focos de incêndio em setembro batem recorde e chegam a quase 4 mil no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de set. de 2021

Focos de incêndio em setembro batem recorde e chegam a quase 4 mil no Piauí

 Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato

O Piauí tem registrado aumento significativo em queimadas.  O Programa de Dados de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revela que nos primeiros 20 dias de setembro o Estado registrou 3.949 focos de incêndio. O número é maior que a soma de todas queimadas registradas no mesmo período de janeiro a agosto. 

Atualmente, segundo os dados do satélite de referência do INPE, o Piauí ocupa o terceiro lugar  no ranking dos estados com maiores registros de focos de incêndio, ficando atrás apenas da Bahia [2º lugar] e Minas Gerais [1ª posição].

Para se ter ideia de como o Piauí está sofrendo com queimadas neste mês de setembro, de 1º a 20 de agosto o Estado registrou 1.449 focos. Nos primeiros 20 dias de julho foram 476, em junho 279, maio 45, abril 42, março 21, fevereiro 63 e janeiro 62.  

Ainda segundo o Programa de Dados de Queimadas, Santa Filomena é o município piauiense com maior número de focos de incêndio neste mês de setembro. Foram 311 queimadas. 

Em segundo lugar, está a cidade de Urucuí, com 193 focos. Tamboril do Piauí aparece na terceira posição com 186 queimadas.

Uma das situações mais graves neste mês no Piauí foi registrada em São Raimundo Nonato, em áreas próximas ao Parque Nacional da Serra da Capivara. O artista piauiense Whindersson Nunes chegou a fazer um apelo nas redes sociais para que as autoridades ajudassem a  combater incêndios  e enviou um avião para ajudar a apagar o  fogo na cidade. 

As cidades de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio também sofrem com queimadas e nesta semana a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (PrevFogo/Ibama), relizou curso de formação de brigadistas com a participação de profissionais dos municípios. O objetivo é qualificar mão de obra de reforço ao combate a incêndios florestais nesses municípios.

Foto: Joaquim Neto


Incêndio em São Raimundo Nonato

Nenhum comentário:

Postar um comentário