Piauí recebe vacinas para 3º dose em lotes com mais de 200 mil imunizantes - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de set. de 2021

Piauí recebe vacinas para 3º dose em lotes com mais de 200 mil imunizantes



Foto: Divulgação/Sesapi


O Piauí recebeu no final de semana, lotes com mais de 204.220 mil doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foram enviadas, pelo Plano Nacional de Imunização, 103.600 doses de CoronaVac/Butantan e 100.620 doses da Pfizer-BioNTech, para início da dose de reforço nos idosos e imunossuprimidos (pessoas com baixa imunização).

Segundo a Sesapi, os imunizantes do Butantan chegaram na tarde de sábado (18) e os Pfizer-BioNTech na tarde desse domingo (19).

“Nossos esforços são para ampliar ao máximo o alcance da população à vacinação, mas é preciso a colaboração de todos nesse esforço. Por isso pedimos a todos que não deixem de se vacinar, para sairmos dessa pandemia”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As vacinas da Pfizer-BioNTech serão destinadas para a dose de reforço dos idosos acima de 70 anos, que deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado e da população com alto grau de imunossupressão, na qual a aplicação do reforço deve acontecer em 28 dias após a última dose do esquema básico.

Já as da CoronaVac/Butantan são para primeira e segunda dose da população em geral.

“A vacina a ser utilizada para a dose adicional deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), segundo a nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde. Os critérios para classificação como população com alto grau de imunossupressão também estão definidos no documento”, pontua o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Ainda de acordo com a Sesapi, está previsto também a chegada de 39.500 doses de FioCruz/AstraZeneca, na tarde desta segunda-feira (20).

“As vacinas que chegaram neste final de semana serão enviadas a partir de hoje, para as regionais de saúde, onde os municípios farão a retirada. Pedimos que os gestores organizem seus calendários para continuar com a vacinação da população em geral e à aplicação da dose de reforço”, lembra o gestor.

Rebeca Lima com informações da Sesapi
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário