Morre o escritor Wilson Carvalho Gonçalves aos 98 anos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de out. de 2021

Morre o escritor Wilson Carvalho Gonçalves aos 98 anos



Faleceu na manhã desta sexta-feira, 15 de outubro, o acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves, aos 98 anos de idade. Pai da artista plástica, Josefina Pacheco Gonçalves. O velório está acontecendo na Pax União e o sepultamento será às 17h no Cemitério Jardim da Ressurreição.

Na quinta-feira, 14 de outubro, o Piauí foi tomado pela notícia do falecimento do, também escritor e acadêmico, Manoel Paulo Nunes, aos 96 anos de idade. Que deixou um legado na cultura piauiense, assim como Wilson Carvalho Gonçalves. A Academia Piauiense de Letras(APL) perde em dois dias, dois de seus acadêmicos.


Wilson Carvalho, é o quinto e atual Ocupante da Cadeira nº 12 da APL. Foi professor e escritor, tendo nascido no dia 21 de abril de 1923. Formado pela Faculdade de Farmácia do Rio de Janeiro, foi secretário da Interventoria Federal do Piauí, nomeado por ato do Interventor federal em 1943. Foi coordenador da ESAF- PI – Escola Superior de Administração Fazendária no Piauí. Conselheiro do CRIAF – Conselho Integrado da Administração Fazendária (MF). Membro do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (três mandatos). Auditor Fiscal da Secretaria da Receita Federal, além de inúmeros outros cargos.


Wilson Carvalho Gonçalves faleceu nesta sexta-feira/reprodução

Obras publicadas

Entre as obras publicadas, Os Homens que Governaram o Piauí, 1989; Teresina – Pesquisas Históricas, 1991; Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense, 1ª e 2ª edições, editadas, respectivamente, em 1992 e 1993; Vultos da História de Barras, 1994; Roteiro Cronológico da História do Piauí, 1996; Grande Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense, 1997, e Antologia da Academia Piauiense de Letras, 2000. Inédito: História Administrativa e Política do Piauí. Pertence à Academia Piauiense de Letras, cadeira nº 12, e à de Letras do Vale do Longá. Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense.

Josefina Gonçalves fala de saudade

A artista plástica Josefina Gonçalves falou desse momento de perda e saudade do pai, que foi um homem sempre exemplo de força para todos. Ano passado, em plena pandemia ele venceu uma pneumonia. Hoje, ela se despede do pai com o coração repleto de saudade.


Hoje meu pai, Wilson Carvalho Gonçalves, descansou em paz com Deus. Apesar da saudade que já se faz presente, sempre teremos muito amor e a fé que ele estará iluminado pelas bençãos de Deus onde quer que esteja.

A Academia Piauiense de Letras chegou a relanlçar algumas obras do escritor Wilson Carvalho Gonçalves e Josefina recebeu das mãos do presidente da APL, na época, Nelson Nery Costa, o livro que foi relançado.

Uma das obras relançadas. Na foto, a filha do acadêmico Wilson Gonçalves com o Nelson Nery - reproduçãoConvite do lançamento do livro na época

Nenhum comentário:

Postar um comentário