Robótica amplia habilidades de alunos da rede pública do Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de out. de 2021

Robótica amplia habilidades de alunos da rede pública do Piauí



Quando alguém fala em robótica, logo imaginam-se cenas de filmes de ficção científica. Mas a verdade é que este tipo de conhecimento pode trazer muitos benefícios aos estudantes em idade escolar. No Piauí, robótica é coisa séria e é uma realidade nas escolas da rede estadual.


Ensino de robótica movimenta escolas públicas no Piauí (Foto: Raissa Morais)




Na Escola Estadual João Clímaco D'Almeida, por exemplo, os estudantes estão cada vez mais interessados no assunto. "O que eu mais gosto é a participação de todo o grupo, pois pensamos juntos. Além disso, é fascinante pensar no futuro", conta Yara Geovana, de 18 anos.

Márcio Otávio do Nascimento, de 16 anos, acredita que as aulas ampliam os horizontes do conhecimento. "O que mais acho interessante nas aulas de robótica é que fazemos a base para projetos futurísticos que vão fazer a tecnologia do Brasil daqui uns anos, é muito interessante", acrescenta.

Ensino de robótica é realidade em escolas públicas do Piauí (Foto: Raissa Morais)


O Projeto de Robótica vem sendo desenvolvido desde 2019 com formação em Arduino, Scratch e Pensamento Computacional para professores de diversas áreas de conhecimento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF).

Ranildo Lopes, professor de robótica, explica a importância do ensino da tecnologia aplicada nas escolas. "Nos últimos anos a robótica tem crescido nas escolas. É um ramo aprofundado da física e matemática, ou o pensamento computacional. O aluno aprende a raciocinar e sobre abstração. Essa é a ferramenta para a tomada de decisões e inovar a partir da lógica e a programação envolvida. A nova base curricular traz fortemente essa ideia", explica.


Ensino de robótica movimenta escolas públicas no Piauí (Foto: Raissa Morais)




O professor Ranildo multiplica essa ideia junto a outros professores. "A robótica começou em 2016 com alunos técnicos de informática, mexendo com aparelhos e fazendo experimentos. Desenvolvemos pequenos projetos. Então montamos um estudo de programação, isso em 2017, na Escola João Clímaco d'Almeida. De lá para cá ofertamos cursos para os professores, além de oficinas com os alunos da rede pública. Agora, em 2021, retomamos com a apresentação em 20 escolas com projetos de robótica", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI