W. Dias sanciona lei que garante merenda diferenciada a alunos diabéticos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de dez. de 2021

W. Dias sanciona lei que garante merenda diferenciada a alunos diabéticos



O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei que prevê merenda escolar diferenciada na rede pública estadual de ensino para alunos com diabetes tipos 1 e 2 e com doença celíaca.



Segundo o líder piauiense, as famílias dos estudantes com diabetes e intolerantes a glúten são obrigadas a apresentar na unidade de ensino atestado médico e de nutricionista constando o diagnóstico das doenças.




"Caberá a Secretaria Estadual de Educação, através de profissionais especializados, elaborar cardápio a ser servido a esses alunos", disse.

Wellington Dias sanciona lei que garante merenda diferenciada (Foto: CCOM)


A lei vale ainda para estudantes com doença celíaca, causada por intolerância ao glúten. De acordo com a lei, as escolas da rede pública estadual deverão fornecer a merenda diferenciada.

A lei é de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT). O parlamentar disse obesidade no Brasil vem crescendo nos últimos anos e, parte disso, provocada pela adoção de hábitos alimentares que estimulam o consumo de gorduras saturadas, farináceos, açúcar, bebidas e alimentos industrializados em larga escala.

“Esse é um dos principais fatores considerados para o crescimento do diabetes tipo 2, por exemplo. Por isso, apresentamos, lá atrás, essa lei, após vermos a realidade de várias famílias que possuem essa necessidade especial de alimentação”, frisou.


Da mesma forma, os riscos com uma alimentação inadequada também vêm para os celíacos, ou seja, para aqueles que possuem intolerância ao glúten. A ingestão de alimentação errada pode acarretar em diversos problemas, inclusive levar ao óbito. O parlamentar lembrou que para muitas crianças a merenda escolar é uma das principais refeições do dia. “Por isso, é dever do Estado disponibilizar uma alimentação diferenciada, de acordo com as condições de saúde dos estudantes. Ficamos felizes do governador ter sido sensível ao projeto que apresentamos e tenha sancionado porque é um ganho para centenas de crianças”, declarou o deputado estadual Flávio Júnior.

efremribeiro@meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário