Novo ensino médio será implantado para 40 mil estudantes no Piauí em 2022 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de jan. de 2022

Novo ensino médio será implantado para 40 mil estudantes no Piauí em 2022

 

O novo ensino médio começa a ser implementado no Piauí no dia 7 de fevereiro de 2022. A partir de agora, os estudantes terão na grade curricular os itinerários formativos, que deverão auxiliá-los na escolha da profissão. 

No Piauí, o ensino médio será implementado de forma gradativa, sendo os estudantes do primeiro ano do ensino médio, entre 30 e 40 mil, os primeiros atingidos pelo novo modelo. Em 2023, será a vez dos alunos do 2º ano e em 2024 do terceiro. O novo ensino médio passa a ser obrigatório em 2025 em todo o país. 

“Essa será a primeira vez que o estudante estará como protagonista no seu processo de ensino. Algo que estávamos lutando há tanto tempo”, destacou Maria José, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI). 

Entre as mudanças que estão previstas nas diretrizes do novo ensino médio estão aumento da carga horária, nova organização curricular e divisão do ensino médio em duas partes: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. 

A partir de agora, a carga horária dos estudantes será de mil horas e a hora aula passa de 50 para 60 minutos. 

"Nós vamos ter 492 escolas que serão tocadas pelo novo ensino médio. Todo ensino médio, tanto EJA, regular presencial e em tempo integral e profissional já iniciaram o ano letivo com a nova modalidade", frisou Maria José. 

Foto: Nataniel Lima / Cidadeverde.com 

FGB e Itinerários Formativos 

Nessa nova modalidade, a Formação Geral Básica será comum para todos os estudantes e dividida em quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

No que diz respeito ao Itinerários Formativos serão ofertados um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleo de estudos que poderá ser escolhido pelo aluno no decorrer dos anos. 

Clique aqui para conferir a lista de Itinerário Formativo.

"A secretária de Educação, com o seu corpo técnico, construiu um cardápio com 8 itinerários, composto ali por eletivas", acrescentou a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Sesapi-PI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário