Fazenda Ipê, do Grupo Insolo, será a pioneira do país com 5G Agro; vídeos! - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de mar. de 2022

Fazenda Ipê, do Grupo Insolo, será a pioneira do país com 5G Agro; vídeos!



Presente na fazenda Ipê, pertencente ao Grupo Insolo, a Rede Meio Norte faz a cobertura da inauguração da primeira antena 5G Agro do país. A solenidade no município piauiense de Baixa Grande do Ribeiro conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL).



A antena 5G Agro proporcionará internet de maior qualidade, contribuindo na produção e desenvolvimento do agronegócio. É a partir dessa conexão que drones, chips, GPS e equipamentos como tratores poderão entrar em ação e enviar informações sobre comportamento e saúde do animal e manutenção de condições climáticas da lavoura, por exemplo.



Com esse serviço, a digitalização do agronegócio ganha força e reforça o papel do Brasil como protagonista no cenário mundial de produção de alimentos a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção.



O acesso à internet no campo ainda leva cidadania, conhecimento e oportunidades aos produtores rurais das áreas mais remotas, assim como oportuniza aos produtores mais competitivos a implementação das tecnologias mais avançadas no que diz respeito à agricultura digital e de precisão.





Fazenda Ipê

Pertencente ao Grupo Insolo, a Fazenda Ipê é localizada nos municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, Estado do Piauí, em região singular de produção, a Ipê Agroindustrial apresenta regime hídrico privilegiado e logística diferenciada para acessar os principais centros consumidores do nordeste brasileiro e o porto de Ponta da Madeira.


Fazenda Ipê, do Grupo Insolo
Crédito: Divulgação





A Fazenda Ipê possui aproximadamente 58.424 ha, produzindo atualmente, soja, milho, arroz e algodão. A unidade possui capacidade de armazenagem estática de 102.800 toneladas de grãos, moderno centro de manutenção de máquinas e equipamentos, além de toda a infraestrutura de apoio tal como dormitórios, refeitórios e escritórios projetados em conformidade com os mais exigentes critérios de certificação de qualidade.
Fazenda Ipê, do Grupo Insolo, será a pioneira do país com antena 5G Agro https://t.co/EY6dNgt1QR pic.twitter.com/wLqDlb2E2u— Grupo Meio Norte de Comunicação (@meionorte) March 30, 2022





A Fazenda Ipê fica localizada a 679 km de Teresina e a 1.000 km da cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, onde se localiza o porto de Ponta da Madeira. Situa-se a 58 km da cidade de Tasso Fragoso, estado do Maranhão, onde tem ligação com a rodovia estadual pavimentada MA 006 e a 70 km da cidade de Baixa Grande do Ribeiro, estado do Piauí, onde tem ligação com a rodovia estadual pavimentada PI 392, que é rota de acesso para o porto de Ponta da Madeira e também os grandes centros consumidores do Nordeste do Brasil.





Fazenda Ipê, do Grupo Insolo, tem o pioneirismo nacional na tecnologia (Foto: Divulgação)

Revolução

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) destacou que o governo federal trabalha para que a tecnologia 5G chegue a todos os brasileiros. “Isso vai trazer melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro. Isto é o início de uma estrada do que virá para o futuro do agro brasileiro”, disse em recente agenda do MAPA.



A antena permite o sinal de internet em alta velocidade a partir de uma transmissão gerada pela própria estrutura. É o chamado 5G “pura” ou standalone.




“O 4G revolucionou a vida das pessoas e o 5G vai revolucionar as indústrias. Para o agronegócio, que é quem está fazendo o nosso Brasil crescer, mesmo nessa crise, junto às telecomunicações, será um avanço gigantesco. O 5G vai fazer que o nosso agro vai crescer 20% a mais, em média, e esse leilão está muito próximo de acontecer. O 5G é um dos eventos mais importantes que ocorrerá nesse governo do Jair Bolsonaro e demonstra a preocupação desse governo com esse setor que alavanca a nossa economia”, ressaltou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

A fazenda produz algodão, soja, arroz e milho (Foto: Divulgação)

Cases



O monitoramento remoto, a partir de sensores, permite a medição da temperatura e avaliação das condições hídricas imediatas na plantação. Em simulação, foi possível acionar a irrigação em determinada área mesmo a quilômetros de distância.



Os tratores também estão conectamos. Ao comprar esse tipo de máquina, o produtor não adquire apenas o equipamento, mas um serviço conectado, que gera dados para aprimorar a produção. Pelo serviço digital inteligente, é possível que a fábrica preste manutenção no trator e atue como uma unidade de treinamento.

Grupo Insolo desenvolve políticas sociais



O Grupo Insolo, que comanda a Fazenda Ipê, é responsável por vários programas de caráter social, dentro e fora de suas dependências, atingindo mais de 1.200 colaboradores e dependentes; com os colaboradores e seus familiares contando com plano de saúde, médico e ambulatorial e seguro de vida em grupo.

Grupo aposta numa série de iniciativas sociais (Foto: Divulgação)A companhia também promove palestras educativas periódicas sobre temas diversos e programas de vacinação preventiva efetuados com a colaboração dos profissionais de saúde das comunidades onde atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário