Motoristas e cobradores anunciam nova greve no transporte público para o dia 21 de março - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de mar. de 2022

Motoristas e cobradores anunciam nova greve no transporte público para o dia 21 de março

 Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

O Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) anunciou que marcou o início de uma greve no sistema de transporte público de Teresina para o próximo dia 21 de março. 

Segundo o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, a greve ocorrerá por tempo indeterminado até que empresários ligados ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) atendam as reivindicações da categoria. 

Ele ainda acrescentou que, desta vez, o grupo tem o apoio de outros movimentos sindicais, como os dos servidores municipais, professores, garçons e hotelaria. 

“Ficou certo em uma assembléia em dois turnos com os trabalhadores e autoridades presentes, porque esse não é mais um problema só nosso, mas também das comunidades e políticos e entidades e associações. Nós estamos mendigados cestas básicas e fazendo vaquinhas”, frisou.

Em resposta, empresários chamaram motoristas e cobradores para uma reunião que está prevista para ocorrer na segunda-feira (14) a fim de uma negociação para evitar a greve. 

O presidente do Sintetro explicou que a classe quer que os empresários do transporte público assinem a convenção coletiva, que está há três anos sem ser firmada, com reposição salarial e o retorno de benefícios como o plano de saúde e tiquete de alimentação.

Como proposta, caso o documento será referendado, o Sintetro vai se comprometer a não iniciar nenhum novo movimento grevista neste ano. 

“As empresas hoje não cumprem o que está na CLT, passam por cima, mas agora temos um jurídico, e vamos encaminhar todas as denúncias para a Procuradoria do Trabalho,  tem motorista que ganha 500 reais e cobradores que recebem 300. A gente trabalha e precisa ganhar igual, é a mesma carga horária e tem que ganhar igual”, destacou. 

SETUT DIZ ESTAR ABERTO AO DIÁLOGO 

Procurado pelo portal Cidade Verde, o Setut avaliou por meio de nota que, neste momento, uma greve não seria o melhor caminho e que segue à disposição e aberto para o diálogo com os trabalhadores e com a Prefeitura de Teresina. 

O Setut também acrescentou que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí e da Superintendência Municipal de Transportes (Strans), buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus, como também o recebimento por parte das empresas e vindo da Prefeitura, das gratuidades que passam mensalmente pelas catracas, a fim de poder repassar algo para os colaboradores do sistema.

Também procurada pela reportagem, a Strans não se manifestou até o fechamento deste texto.


Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário