Não vamos aceitar tirar dinheiro do povo”, diz Wellington Dias - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de mar. de 2022

Não vamos aceitar tirar dinheiro do povo”, diz Wellington Dias



Senado aprovou nesta quinta (10) o projeto que muda regras de cobrança do ICMS sobre os combustíveis (PLP 11/2020). Segundo o texto, a cobrança ocorrerá em única fase da cadeia de produção, e a alíquota, que deverá ser única em todos os estados, incidirá sobre a unidade de medida, e não mais sobre o preço final.


Em resposta a governadores, o relator, Jean Paul Prates (PT-RN), negou perdas de arrecadação nos estados. Também está prevista a isenção, até o final deste ano, da cobrança de PIS/Pasep sobre diesel e gás de cozinha. Após a aprovação no Senado, o projeto retornou à Câmara e foi aprovado pelos deputados. O texto agora vai à sanção.

O governador Wellington Dias diz que da forma como foi votado, o projeto é inconstitucional. "Vamos ao Supremo Tribunal Federal evitar prejuízo para o nosso povo. Não vamos aceitar tirar dinheiro do povo", disse Wellington, declarando que o lucro de R4 103 bilhões da Petrobras foi distribuído para aplicadores.

Segundo Dias, os governadores apresentaram alternativas que traziam solução a partir do Fundo de estabilização sem criar maiores efeitos colaterais. As medida adotada cria desorganização em contas de vários municípios do Brasil e estados num momento que mais a sociedade precisa.


Governador diz que projeto da forma como foi aprovado é prejudicial (Roberta Aline/CCOM)

"Somos favoráveis ao auxílio combustível"

“ Sobre a lei dos combustíveis, somos favoráveis ao auxílio combustíveis e todo esforço para redução do preço dos combustíveis e já tínhamos apontado o caminho, onde também colocamos participação de recursos dos Estados, como aliás já estamos fazendo desde novembro 2021", explica o governador.

Segundo Wellington, o problema é o artigo 6º que insiste de forma equivocada na tese de atacar e de forma ilegal / inconstitucional as receitas dos Estados e municípios com ICMS. Havia entendimento racional e fizeram opção de ir por caminho a causar rombos nas contas públicas de Estados e municípios, com a criação de regra com média de 5 anos em reais e mantendo os preços dolarizado", diz o governador, destacando que sobre este ponto vai tratar, via CONFAZ e colegiados dos Procuradores, talvez via STF, para o cumprimento da Constituição e evitar desequilibro de Estados e municípios em prejuízo do povo. (Com informações da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário