Xangai, na China, anuncia lockdown após pior surto de casos de Covid - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de mar. de 2022

Xangai, na China, anuncia lockdown após pior surto de casos de Covid

 Foto: FuturaPress/FolhaPress

A cidade de Xangai, no leste da China, anunciou um lockdown a partir desta segunda-feira, 28, como resposta ao pior surto de casos de covid-19 registrado na cidade desde o início da pandemia, segundo informou a agência de notícias Xinhua. O confinamento vai ser dividido por zonas da cidade e a população vai ser testada.

Os distritos a leste do rio Huangpu ficarão fechados de segunda-feira, 28, até 1º de abril, data em que os distritos a oeste do rio, que divide a cidade, iniciarão o seu confinamento, que terminará em 5 de abril.

Nos últimos dias, a metrópole, que tem 25 milhões de habitantes, se tornou o epicentro de uma nova onda de infecções de covid em toda a China, que voltou a ter mais casos a partir de março. Até ao último momento, as autoridades locais tentaram evitar um confinamento total, considerando imperativo manter abertos tanto o porto como o centro financeiro para não prejudicar a economia nacional e internacional.

Mas, dada a escalada dos casos, as autoridades explicaram neste domingo, 27, que tinham decidido por esta medida "para travar a propagação da epidemia, garantir a segurança e a boa saúde dos habitantes" e isolar "o mais rapidamente possível" os casos de contágio. Nos últimos oito dias, a cidade registrou 390 infectados ativos com covid-19 e mais de 10 mil assintomáticos.

De acordo com o comunicado das autoridades locais, todos os habitantes terão que permanecer em suas casas durante o período indicado. Será permitido pedir comida ou mantimentos em casa, mas os entregadores só terão acesso ao portão, não podendo entrar nos prédios.

Além disso, as empresas foram obrigadas a implementar o teletrabalho para seus funcionários, exceto nos casos de empresas "que garantem a vida e o funcionamento da cidade", como os setores de telecomunicações e fornecimento de energia.

O transporte público será suspenso nos distritos confinados e os veículos particulares não poderão estar na rua "a menos que seja necessário".

Embora muito menor do que em outros países, o número atual de infecções é um dos mais altos da China desde o início da pandemia em Wuhan no final de 2019. O país continua com uma política de tolerância zero contra o vírus, que implica no fechamento das fronteiras, o isolamento dos infectados e seus contatos próximos, restrições de mobilidade e testes de RT-PCR sempre que se detecta um caso. (Com agências internacionais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário