"Precisamos criar pontes e não muros", diz Arcebispo de Teresina em mensagem de Páscoa - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de abr. de 2022

"Precisamos criar pontes e não muros", diz Arcebispo de Teresina em mensagem de Páscoa

 Foto: arquivo Cidadeverde.com

"Nós precisamos cada vez mais criar pontes e não muros". É com essa mensagem que o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, espera que a população celebre a Semana Santa, que é uma das datas mais importante para a igreja católica por lembrar a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. 

De acordo com o arcebispo, esse é um momento de esperança, de relembrar a vida e a ressurreição de Jesus Cristo. 

"A Páscoa para nós é um momento de festa e de esperança, isso não nos faz ingênuos, nos faz saber que a vitória definitiva não é do mal, é do bem. Embora não sejamos perfeitos, existe uma mensagem depois de mais de dois mil anos: de amor, justiça e paz, de ter tornado o mundo mais humano. Vamos celebrar a Páscoa na esperança, com o coração aberto, deixando entrar em nós a luz do ressuscitado", afirmou.

Em um mundo onde a intolerância, e o discurso de ódio tem sido bastante usado, principalmente por meio da internet, nas redes sociais, o acerbispo afirmou que é importante sempre manter o respeito.

"Nós precisamos cada vez mais criar pontes e não muros. Pontes de solidariedade, de apoio as pessoas, seja ela quem for. A pessoa pode não concordar com a crença de uma pessoa, o viés político dela, os gostos de artes, mas não posso excluir ela por isso. São apenas preferências. Você tem as suas, eu tenho as minhas, todo mundo tem direito de ter. Em um ambiente de respeito, convivemos fraternalmente", destacou.

Semana Santa

Foto: Reprodução/ arquidiocesedeteresina.org.br.

De acordo com Dom Jacinto, a Semana Santa é considerada a celebração mais importante pelos católicos, onde cada dia tem um significado.

"Na Semana Santa, a começar pela quinta-feira, com a ceia do senhor. Depois na sexta tem a paixão, com a vigília pascoal que o ápice da semana santa. Na noite de sábado para domingo tem a vigília que aguarda o momento da ressurreição, que é um ponto final de toda  essa trajetória de Jesus, que passa da morte para vida, que nos liberta do pecado e da morte, para a graça, vida e abundância. Exatamente por isso é o tempo mais importante e a páscoa é o momento mais importante para os cristãos", explicou.

O acerbispo explicou que nesse período, os cristãos devem praticar a solidariedade, assim como a participação nas missas é considerada importante.

"A primeira coisa é estar em sintonia com Jesus, acompanhar os passos da sua vida. A leitura bíblica nesses dias é de fundamental importância. Nada melhor do que a palavra de Deus para nos dar o rumo a seguir. Depois a participação nas celebrações religiosas,pois nela não apenas recordamos, mas recebemos as graças que Jesus ganhou para nós na sua paixão e ressurreição. Nada substitui na Semana Santa a prática do amor fraterno, sobretudo ao irmão carente necessitado, e há muita gente necessitada, de atenção, de companhia, de perdão, muitas pessoas estão isoladas, sozinhas e precisam desse ombro amigo. Quanto mais estivermos mais próximo de quem está sofrendo, mais estaremos perto de Jesus", destacou.

Eleições

O Brasil realiza neste ano eleições estaduais, momento que é considerado importante para o rumo que o país deve seguir. Para o acerbispo, esse é um momento onde a população deve ficar bastante atenta, principalmente para evitar uma polarização.

"Que a gente vise sobretudo o bem comum, porque quando a política se volta ao bem particular, ou bem próprio, nós desvirtuamos sobre o que é a política. O nome já diz, poli, que é a arte de gerir a vida comunitária. E quando a vida individual e interesses até sórdidos, obscuros, inconfessáveis, aí desvirtuamos no sentido da política. E nós precisamos da política, pois vai gerar as políticas de bem público, de bem sociais, então não podemos deixar entregues aos maus, mas também não podemos polarizar, aqui é o bem e ali é o mal, precisamos sempre investir para que o bem triunfe", disse o arcebispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário