Coreia do Norte expande trabalho em local de testes nucleares, diz relatório - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de jun. de 2022

Coreia do Norte expande trabalho em local de testes nucleares, diz relatório





A Coreia do Norte parece estar expandindo os trabalhos em seu local de testes nucleares para incluir um segundo túnel, disse um think tank com sede nos Estados Unidos nesta quinta-feira (16), enquanto autoridades sul-coreanas e norte-americanas afirmam que o país pode realizar um teste nuclear a qualquer dia.

O trabalho de preparação no túnel nº 3 da Instalação de Testes Nucleares de Punggye-ri estava aparentemente completo e pronto para um possível teste nuclear, disse o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em um relatório, citando imagens de satélite comerciais.



Leia mais

A Coreia do Norte realizou seis testes nucleares subterrâneos no local de 2006 a 2017.

O grupo de pesquisa disse que, pela primeira vez, os analistas identificaram novas atividades de construção no túnel nº 4 da instalação, “sugerindo fortemente um esforço para reativá-lo para possíveis testes futuros”.

Do lado de fora do túnel nº 3, as imagens mostraram um muro de contenção e um pequeno paisagismo com pequenas árvores ou arbustos, provavelmente em antecipação a uma visita de altos funcionários, disse.

Os dois túneis nunca foram usados ​​anteriormente para testes nucleares e suas entradas foram demolidas em 2018, quando a Coreia do Norte declarou uma moratória autoimposta aos testes de armas nucleares e seus mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs).

O líder Kim Jong Un disse que não está mais vinculado a essa moratória devido à falta de medidas recíprocas dos Estados Unidos durante as negociações de desnuclearização, e a Coreia do Norte retomou os testes de ICBMs este ano.

Autoridades sul-coreanas afirmaram nesta semana que a Coreia do Norte está pronta para realizar um teste nuclear “a qualquer momento”, o que será decidido por Kim.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, quando questionado sobre o relatório, disse que está monitorando de perto os desenvolvimentos da atividade nuclear da Coreia do Norte junto com as autoridades de inteligência dos Estados Unidos, mas se recusou a comentar mais sobre o tema.

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Park Jin, disse na segunda-feira (13), após conversas com o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken em Washington que qualquer provocação da Coreia do Norte, incluindo um teste nuclear, será recebida com uma resposta firme e unida.

Ele instou a China, durante anos o único grande aliado da Coreia do Norte, a usar sua influência sobre o país.

Park também prometeu trabalhar para normalizar um pacto de compartilhamento de inteligência com o Japão “o mais rápido possível” para aumentar suas respostas às ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

O Acordo Geral de Segurança de Informações Militares (GSOMIA) foi a espinha dorsal do compartilhamento trilateral de informações de segurança pela Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.

Mas a Coreia do Sul cogitou cancelar o pacto com o Japão no final de 2019, durante um período de laços tensos, antes de uma decisão de última hora de renová-lo diante da pressão dos Estados Unidos.

Autoridades sul-coreanas disseram que, desde então, o compartilhamento de inteligência com o Japão não foi tão tranquilo quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário