Descarte incorreto do óleo de cozinha causa impactos ao meio ambiente - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

2 de jun. de 2022

Descarte incorreto do óleo de cozinha causa impactos ao meio ambiente



O crescimento demográfico das cidades e a mudança, ou mesmo criação de novos hábitos, são alguns dos fatores responsáveis pelo acelerado crescimento na produção de resíduos, o que pode resultar em sérios problemas para o meio ambiente se tais materiais não forem descartados da forma correta.

Um exemplo prático da situação é o óleo de cozinha, que é utilizado em residências, estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes) e que, após o uso, acaba sendo despejado em ralos das pias ou mesmo no lixo doméstico, como qualquer outro produto. Mas você sabe o impacto dessas ações para o meio ambiente?

Oléo precisa ser descartado de forma irregular (Foto: reprodução)


O descarte incorreto do óleo no meio ambiente pode ocasionar a poluição da água, solo e até mesmo da atmosfera, uma vez que ao ser despejado em pias, o produto percorre os canos da rede de esgoto e fica retido na tubulação em forma de gordura, o que vai atrair pragas que podem acarretar doenças, como leptospirose, febre tifoide, cólera, entre outras.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), no Brasil o consumo de óleos vegetais ultrapassa a marca de três bilhões de litros ao ano. Ainda segundo o estudo, a estimativa é que a cada quatro litros do produto, um seja descartado pela população de forma incorreta. A ação faz com que mais de 700 milhões de litros do resíduo sejam descartados no meio ambiente sem os devidos cuidados.

Ponto de reciclagem da Equatorial Energia (Foto: reprodução)

Com o objetivo de contribuir com a preservação do meio ambiente, a Equatorial Piauí conta com o Programa E+ Reciclagem e, passou a receber o óleo de cozinha. Pela iniciativa, os clientes podem se dirigir até o posto de coleta do Programa E+ Reciclagem entregar o óleo usado, coado e dentro de um recipiente (garrafa Pet), e já receber o desconto na conta de energia, de acordo com o volume de resíduos descartados. Vale ressaltar que o descarte do óleo de cozinha pode ser feito exclusivamente no posto de coleta fixo, localizado na loja do Assaí Atacadista.

“Sustentabilidade é um valor muito importante para o Grupo Equatorial. Além de fomentar o descarte adequado, o E+ Reciclagem ainda contribui com a economia na conta de energia. Pelo programa, todos os resíduos são entregues à indústria de reciclagem, no caso do óleo, são destinados à indústria de sabão”, disse Dayane Pereira, Líder do Programa de Eficiência Energética da Equatorial.

Postos de coleta e produtos recebidos

Com o descarte em postos de coleta do E+ Reciclagem, os resíduos recicláveis são revertidos em bônus na fatura de energia. Pelo programa, são aceitos os seguintes produtos: óleo de cozinha (apenas no Posto de Coleta Fixo), metal, papel, papelão, plástico e caixas de Tetra Pak (que são as embalagens de sucos, leite condensado, leite, extrato de tomate, entre outros). Confira os postos de coleta, que funcionam no turno da manhã (8h às 12h) e a tarde (13h às 17h).:

Posto de coleta fixo: na loja do Assaí Atacadista, localizado na zona sudeste de Teresina (Rua Jacinto Rufino Macedo, 1000 - São Raimundo).

Postos de coleta itinerantes: postos móveis em diversos bairros da capital: Centro de Capacitação Masculina no bairro Itaperu (Segunda-feira), Cultural-Dirceu I (Terça-feira), Marquês (Quarta-feira), Saci (Quinta-feira) e na praça da Vermelha (sexta-feira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário