Equipes de resgate entram no segundo dia de buscas por sobreviventes de avalanche no Nepal

Equipes de resgate entram no segundo dia de buscas por sobreviventes de avalanche no Nepal

leandro santos
0

As equipes de resgate entraram nesta quinta-feira (27) no segundo dia de buscas por sobreviventes da violenta avalanche de gelo, rochas e lama que devastou a fronteira entre o Nepal e a China. Pelo menos 165 pessoas morreram e mais de 1,5 mil estão desaparecidas.

Vilarejos inteiros foram arrastados pela força da inundação repentina, que também destruiu casas, 40 quilômetros de estradas, pontes e uma usina hidrelétrica.

Imagens registradas na região mostram pessoas tentando fugir enquanto uma enorme onda de lama, água e sedimentos avança sobre prédios e veículos.

Entre os desaparecidos estão centenas de estrangeiros, a maioria cidadãos indianos que realizavam a tradicional peregrinação sagrada em direção ao Monte Kailash. As equipes de busca também procuram por montanhistas e turistas dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Até agora, não há registro de brasileiros entre as vítimas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos esclareceu que o evento foi provocado pelo desprendimento de um bloco de gelo de mais de 600 metros de largura no alto das montanhas, e não por um terremoto prévio.

O rompimento a mais de 5 mil metros de altitude liberou grande volume de água represada, que desceu por vales estreitos em formato de "V", funcionando como um funil que acelerou a força destrutiva da lama sobre as vilas.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!